sexta-feira, 18 de março de 2011

Perdoe muitas e muitas vezes


Em geral, todos nós fazemos o melhor que podemos. Quando alguém fala asperamente com você, não faz caso do que você diz, comete o que parece ser um gesto desatencioso ou até mesmo uma ação indiscutivelmente má, diga a si mesmo: “Se eu fose ele e tivesse passado pelas mesmas dificuldades, os mesmos sofrimentos, vivido na mesma família, e assim por diante, provavelmeente teria dito ou feito a mesma coisa.” Não conhecemos as histórias que estão por trás das ações das pessoas e por isso precisamos ser pacientes com os outros e não os julgar, reconheccendo os limites de nossa compreensão. Isto não significa fechar os olhos a atos nocivos ou defender a idéia de que ações diferentes têm o mesmo peso moral.


Quando as pessoas não agirem como você desejaria, exercite os músculos da sua boa índole e dê de ombros dizendo a si mesmo: “Ora, tudo bem.” E deixar passar.


Procure, também, ser tão generoso consigo mesmo quando possível. Não se compare com os outros ou com o que você gosta de ser. O aperfeiçoamento humano é um esforço gradual em que se avança dois passos e se recua um.


Perdoe os erros dos outros muitas e muitas vezes seguidas. É um gesto que promove o bem estar interior.


Perdoe a si mesmo muitas e muitas vezes. E tente agir melhor da próxima vez.

Um comentário: