sexta-feira, 8 de julho de 2011


"Os relacionamentos levam-nos, com frequência, a nos apegarmos a coisas e principalmente a pessoas. Precisamos ter cuidados com o Apego, porque ele pode criar-nos sérias dificuldades.
O Apego(I) não é um estado de alma estático, mas dinâmico. Ele representa o Estágio I de um processo que tem o poder de provocar uma grave crise em nossa vida.
Com efeito, quando ele aumenta, gera a Paixão(II), que também é dinâmica e representa o Estágio II do processo do apego. A Paixão, quando contrariada, gera a Ira(3), que é uma fase avançada da própria Paixão e corresponde ao Estágio III do processo. A Ira, que se manifesta sob a forma de violência, abala a estrutura de nossa alma e lança sobre ela uma onda de energia escura, que provoca a Perda Discernimento(IV). Esta Perda do Discernimento representa o Estágio IV do processo do apego.
Com a Perda do Discernimento, esse processo evolui para oEstágio V, que é o Obscurecimento da Memória(V). Como consequência do Obscurecimento da Memória, o intelecto, que é a faculdade do discernimento e do conhecimento, se debilita. ADebilidade do Intelecto(VI) representa o Estágio VI, o último do processo.
Como se vê, esse sentimento aparentemente inofensivo pode debilitar o nosso intelecto, colocando-nos sob o domínio de emoções perversas e destrutivas, capazes de causar um grande estrago e até destruir a nossa vida.
Esta é lição que a Ciência Sagrada nos ensina: O Apego gera a Paixão. A Paixão gera a Ira. A Ira gera Perda do Discernimento. A Perda do Discernimento gera o Obscurecimento da Memória, que, por sua vez, gera a Debilidade do Intelecto.(Gita V,5-6)."

Extraído de http://www.liriosdocoracao.blogspot.com/

3 comentários: