sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Fumar maconha pode fazer bem aos pulmões


Fumar maconha traz riscos legais sérios. Mas as consequências para a saúde podem não ser tão graves quanto fumar o cigarro, uma droga lícita. A conclusão é de um estudo de grandes proporções feito por Stefan Kertesz e seus colegas da Universidade do Alabama, e publicado no Journal of the American Medical Association. A maconha é a droga ilícita mais usada no mundo ocidental. Por outro lado, vários países já liberaram o uso medicinal da planta.
Efeitos de longo prazo da maconha
"Com o aumento no uso e o grande número de pessoas que já usaram e continuam sendo expostas à maconha, saber se ela causa danos duradouros à função pulmonar é importante para as mensagens de saúde pública e para o uso médico da maconha," afirma Kertesz.
A fumaça da maconha tem vários compostos químicos também presentes na fumaça do cigarro. Esses compostos podem causar irritação nos pulmões, deixando a pessoa ofegante ou produzir tosse. Contudo, os estudos dos efeitos a longo prazo do uso da maconha têm produzido resultados inconsistentes. Agora, usando uma grande base de dados dos Estados Unidos, os pesquisadores compararam os efeitos sobre a função respiratória de fumantes de cigarro e de maconha durante um período de 20 anos.
Efeito benéfico da maconha
O estudo chegou às mesmas conclusões dos demais estudos quanto ao uso do cigarro - a exposição cumulativa de uma pessoa à fumaça do cigarro resulta em perda do fluxo de ar e do volume dos pulmões. Mas, de forma surpreendente, aconteceu o contrário com o uso da maconha.
"Nos níveis de exposição comumente vistos entre os norte-americanos, o uso ocasional da maconha está associado com um aumento no fluxo de ar para os pulmões e com um aumento na capacidade pulmonar," conta Kertesz. "Esses aumentos não foram grandes, mas eles são estatisticamente significantes. E os dados mostraram que, mesmo com um uso moderadamente elevado - um cigarro por dia durante sete anos - não há um decréscimo evidente na capacidade pulmonar," diz o médico.
Mas ele alerta que fumar maconha não é o caminho para ter melhor saúde pulmonar. "[O aumento] não é suficiente para fazer você se sentir melhor. Pessoas saudáveis podem inspirar de 3 a 4 litros de ar em um segundo. O ganho, em médio, do uso da maconha, é de 50 centímetros cúbicos. Não é algo perceptível," afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário