quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Três (terceira)



Triskle é um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio.
* nascimento, vida e morte; * corpo, mente e espírito; * céu, mar e terra.
Os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado. A primitiva divisão do ano em três estações - primavera, verão e inverno - pode ter tido seu efeito na triplicação de uma deusa da fertilidade com a qual o curso das estações era associado. Ou seja, o triskle, com suas três pontas, está associado ao fluxo das estações e por conseqüência representa a própria Deusa.
Ademais, há uma conexão óbvia com as três faces da Deusa (Donzela, Mãe e Anciã), bem como às três fases da lua (crescente, cheia e minguante), ou ainda com nossa natureza tríplice (corpo, mente e alma).
Sua Entidade Maior, a Grande Deusa em sua Tríplice Manifestação (Donzela, Mãe e Anciã), também ali estava presente em toda a Manifestação da Vida, a começar pelas Estações do Ano, cuja divisão Primitiva era Primavera, Verão e Inverno.

O termo grego Triskelion literalmente significa "três pernas", e de forma adequada, este sinal parece muito bem como três pernas correndo.
O Triskelion (também designado por triskele, triquetra ou fylfot) Celtic símbolo significado detém dois grandes componentes ou níveis de simbolismo.
Primeiro - quando se observa este símbolo, somos tomados com o conceito de movimento. Todos os três ramos (pernas, saliências, ângulos) estão posicionados de tal maneira, de modo a tornar o símbolo aparecendo como se estivesse em constante movimento para a frente.
Isto não é acidental, sentimento de movimento, neste símbolo, representa: · ação, · ciclos, · progresso, · revolução, · concorrência, · avançar.

Em segundo lugar - as três saliências (pernas, ângulos, ramos, etc) são de significativa importância simbólica. As diversas representações dos três saliências encontradas na Triskelion são:
1. Espírito, Mente , Corpo
2. Pai, Filho, Espírito Santo
3. Mãe, Pai, Filho
4. Passado, Presente, Futuro
5. Poder, Intelecto, Amor
6. Criador, Destruidor, Sustentador
7. Criação, Preservação, Destruição

Todas estas simbologias (e ainda mais) podem ser designadas para cada uma das pontas encontradas no Triskelion.
A combinação desses dois componentes (emoção & atributos) nos leva a concluir que este símbolo celta tem como significado uma história de marchar à frente no esforço de chegar a entendimento.
Quando acrescentamos as implicações lunares para o significado da Triskelion temos:
· mistério, · feminino, · intuição, · subconsciente, · espiritualidade, · iluminação, · desejo oculto.

É interessante notar lado que o número 3 é um nº de energia infinita.




Um comentário: