terça-feira, 21 de junho de 2011




Venho convidar todos para celebrar com a "Orquestra Boemia Sustentável" o encerramento/início de mais um ciclo da minha travessia aqui na Terra. Desejo a presença dos queridos amigos e leitores do Cosmos.

Hoje na Varanda do Teatro SESI, às 22h.

\o/

Forte abraço

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A caminho do meio


Ainda não estás no meio

Pende pra um lado, pende para o outro,

pois ainda não estás no meio

Por mais que vá pra lá, será puxado para cá.

Por mais que venha pra cá, será levado para lá,

pois és um movimento

eterno

contínuo

sem fim, nem começo

a caminho do meio...


sexta-feira, 17 de junho de 2011

NAIKAN



COMO PRATICAR NAIKAN

Na prática do Naikan, refletimos sobre três perguntas principais:

- O que eu recebi desta pessoa?

- O que eu dei a esta pessoa?

- Que inconvenientes eu causei a esta pessoa?

Há várias maneiras de praticar Naikan. Uma delas é praticar o Naikan diário, um pouco antes de dormir, refletindo sobre todas as interações daquele dia em particular. O que eu recebi? Que coisas funcionaram bem? Que pessoas e objetos cumpriram “seu papel” de forma esperada? O que eu recebi dos outros, ainda que tenha pago por isto? Se paguei, quem me deu este dinheiro? Não importa a intenção ou objetivo das outras pessoas, nem considerações de “merecimento” ou “justiça” — nada disso muda o fato de que eu me beneficiei dos esforços e da generosidade de outros.

Tentamos descrever estas interações como uma espécie de contabilidade, da maneira mais detalhista e objetiva possível. Por exemplo, minha esposa não somente “me ajudou”. Qual foi o ato específico? Ela por exemplo colocou toda a mesa do café da manhã, preparou o café, comprou pão, arrumou a cama. Se alguém me deu uma carona até algum lugar e, no caminho, acabamos discutindo, isto não muda o fato de eu ter me beneficiado desta carona.

Quando fazemos Naikan a respeito de nossos pais, por exemplo, não basta dizer que eles “cuidaram de mim”. Que atos específicos eles fizeram de novo e de novo em meu benefício? Que alimentos eles prepararam? Que cuidados eles tiveram conosco? Dizer apenas que eles “cuidaram de mim” é uma generalização imprecisa que não corresponde à realidade — e não faz justiça à enorme variedade e diversidade de cuidados que eu recebi deles durante tantos anos.

Além do Naikan diário, é possível fazer um Naikan mais detalhado, específico em relação às interações com uma determinada pessoa. Tradicionalmente, no Japão o Naikan começa com uma reflexão sobre nosso relacionamento com nossa mãe. A reflexão é dividida em períodos de nossa vida. Primeiro tentamos nos lembrar de detalhes específicos de nossas interações com nossa mãe até os 7 anos de idade, de acordo com as três perguntas. O que ela fez por nós? O que nós fizemos por ela? Que inconvenientes nós causamos a ela? Novamente, nosso objetivo é ter um relato específico e detalhado. Minha mãe preparava sempre uma determinada sopa quando eu ficava doente, me dava banho de certa maneira, me preparava um chá, me colocava para dormir e cantava uma determinada música. Não é uma descrição precisa dizer simplesmente que eu “causei problemas para minha mãe por não me comportar”. O que exatamente eu fiz? Que coisas eu destruí? Como eu a chateei? E assim por diante.

No Naikan, não surge a consideração da chamada “quarta pergunta”: “que inconvenientes o outro me causou”. Nós já pensamos demais sobre isto, mas não vemos o outro lado. Em relação a pessoas com quem temos problemas, o que eu recebi desta pessoa? O que eu dei a esta pessoa? Que inconvenientes eu causei a esta pessoa?

As respostas a estas perguntas podem ser anotadas por escrito, em um computador, em um diário, ou nossa reflexão pode ser mental. No geral, se conseguimos escrever facilmente, nossa reflexão se torna mais específica e detalhadas. Mas isto não é obrigatório no Naikan. No Japão e nos Estados Unidos, no ToDo Institute, frequentemente são realizados retiros intensivos de Naikan durante uma semana. Nestes retiros, a pessoa se senta em posição de meditação e durante o dia inteiro reflete sobre suas interações com as diversas pessoas de sua vida. É uma experiência muito intensa.

Praticar Naikan ensina sobre o Naikan. Com o tempo, nossa capacidade de observação vai se tornando cada vez mais precisa e sutil… vamos percebendo cada vez mais detalhes que antes eram ignorados. Naikan ensina Naikan. Por que não experimentar? Naikan é uma prática extremamente transformadora.


Em: http://naikan.tumblr.com/comopraticar


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bicicletada de São João!!!



Analogicamente o ciclista é um vírus e a bicicletada é uma virose! (risos)

Pense naquele "byte" que corre fora do sistema, ou que vai de encontro ao pulso eletromagnético, ou que se sente livre pra transitar pelas placas mães e equipamentos eletrônicos da vida, causando pequenos curtos-circuitos.

Como todo sistema que se preze, existem falhas na matrix!

Existem "vírus" que são considerados uma ameaça à realidade imposta, como algo que deve ser destruído, desestimulado e inibido, pois fornecem alternativas e fomentam a alternatividade...e como já bem sabemos, seres alternativos não são bem vindos dentro de uma lógica hegemônica sócio-político-econômico-cultural.

Andar de bicicleta é acima de tudo uma ruptura!

É andar na contramão do sistema, e isso significa: ser ecologicamente sustentável; ser economicamente viável; ser fisicamente saudável; descontruir a lógica das empresas petrolíferas e automobilísticas; ser mais sociável e disponível para interagir com o meio ambiente; não permitir que sua liberdade de ir e vir seja tolhida e pré-determinada por interesses alheios; não submeter sua vontade à vontade de interesses conservadores; propor alternativas inteligentes e criativas para viver amando.

Moral da história: sejamos "vírus"! Vamos espalhar e ampliar a força dessa "virose ao contrário", que tenta, na verdade, disponibilizar alternativas para curar e para diminuir os sintomas do caos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Amando...vivendo!



Como o que me alimenta...obrigado!

Bebo o que me dissolve...obrigado!

Enquanto eu não morrer...obrigado!


Sigo amando a minha essência.

Enquanto o mundo não acabar,

O caos não depurar,

Sigo amando e assim vou vivendo...


Até que um rompante de dúvida.

O horizonte não mais souber,

Onde está se vendo,

Sigo amando, sigo vivendo.


Tento amar sem pronomes,

Relativos a dez mil homens,

Viver sem prenomes, preferências,

Sigo amando...vivendo,


Jogando meu corpo no mundo,

Sabendo a hora de sofrer e chorar,

Ao adoeçer e se apaixonar.

Sigo amando...


Como o que me alimenta...obrigado!

Bebo o que me dissolve...obrigado!

Enquanto eu não morrer...obrigado!


Sigo vivendo!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Está chegando...


Olá amigos.
No dia 1 de outubro deste ano, faço o meu segundo aniversário.
Fui concebido no aniversário de Aline (irmã de Matheus Cotrim), com o objetivo inicial de ser um espaço de liberdade e união dos então novos amigos de ENED – Rafael, Cotrim, Sandro Lobo, Thiago Choairy e João Luis.
Logo nos primeiros dias de existência, encontrei Camila Antero e aos poucos fui tomando minha atual forma com a chegada de tantos e tantos colaboradores.
Sou um pequeno grande blog: pequeno em quantidade de acesso, mas imensamente grande em importância para aqueles que se utilizam de mim.
Acompanhei a história de muitas pessoas. Sou o eterno registro da dor, alegria, angústia, euforia, loucura, lucidez, inquietude e tantos outros sentimentos de muitas pessoas.
Este sempre foi o meu objetivo principal: ser um registro, um legado, uma memória virtual do tempo de vida das pessoas que me escrevem.
Por tudo isso, quero ser festejado. Quero ter uma bela festa de aniversário. Não quero que economizem energia, tampouco tenham preguiça ou nada disso.
Quero uma linda festa de Agradecimento por tudo o que fui, tudo que sou e tudo que ainda serei para vocês.
Estou esperando.
Obrigado! :D
"Diz-se que, antes de um rio entrar no oceano, ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira... O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar! Voltar é impossível na existência. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas TORNAR-SE oceano. Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento. Assim somos nós. Só podemos ir em frente e arriscar. Coragem! Avance firme e torne-se Oceano!"(OSHO)

Ps: extraído do facebook de Marília Portela. =D

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fale com Deus


Se eu quiser falar com Deus:

Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz

Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus

Se eu quiser falar com Deus:

Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração

Se eu quiser falar com Deus:

Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar decidido, pela estrada que ao findar vai dar
em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada...
Do que eu pensava encontrar

(...)

Então, agora que Gil explicou como fazer, fale...

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Perdão e o Enfarte da Alma

"Todas as criaturas nasceram do Amor, alimentam-se Dele e vivem Nele. A Energia do Amor flui por todos os corpos, mantendo vivos e ligados entre si os filhos da criação.
Da mesma forma que o sangue flui pelas artérias do nosso corpo, levando a vida às suas células, essa energia misteriosa percorre silenciosamente as veias da nossa alma, transportando átomos de paz, alegria e felicidade.
Da mesma forma que as artérias do nosso corpo podem ser obstruídas pelos resíduos de alguns alimentos, as veias da nossa alma podem ser obstruídas pelos resíduos das nossas mágoas e ressentimentos.
Quando não perdoamos, estamos deixando que resíduos dessas impurezas da alma estreitem e até obstruam as suas artérias, reduzindo e impedindo o fluxo da Energia do Amor.
O nosso bem-estar, alegria, paz e felicidade são proporcionais aos níveis dessa Energia Sagrada nas artérias da nossa alma.
O perdão é o remédio que a medicina do Ser prescreve para desobstrução das artérias da alma. Sem ele, a nossa alma pode sofrer um enfarte."

Extraído de www.liriosdocoracao.blogspot.com

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A paz é possível!


A paz é possível
Paz agora!

Parem todos!
Paz agora!

Paz no mundo!
Paz agora!

Nesse momento!
Paz agora!

Eu quero paz!
Paz agora!

Paz, verdade e justiça!
É possível!
Paz agora!

sábado, 4 de junho de 2011

Lições desta semana


Cultive qualidades positivas.

Não importa o quão longe está agora delas: cultive-as.

Coloque-as como um norte, e trilhe este caminho.

Irá fracassar muitas vezes, especialmente no início, mas continue.

A motivação inicial é importante, mas a perseverança é muito mais.

Então, quando falhar (porque irá falhar), perdoe-se; observe sinceramente a falha, fugindo das desculpas mentais, e continue.

(...)

E lembre-se de duas coisas.

Primeiro: as coisas que realmente valem a pena na vida geralmente vêm acompanhadas de muito esforço.

Segundo: a facilidade não faz parte da vida adulta.

Obrigado, semana!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nosso Tempo


[...]As leis não bastam. Os lírios não nascem
da lei.[...]

[...]Esse é tempo de divisas,
tempo de gente cortada.
De mãos viajando sem braços,
obscenos gestos avulsos.[...]


Trechos da poesia Nosso Tempo de Carlos Drummond de Andrade [http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/881736/]

A EXPANSÃO


Cada minuto é uma eternidade porque a eternidade pode ser experimentada em cada minuto. Cada dia, hora ou minuto é uma janela através da qual você pode ver a eternidade. A vida é breve e, entretanto, sem fim. A alma é eterna, mas na curta estação desta vida você deve colher o máximo da imortalidade.

- Tudo é Deus. Tanto esta sala quanto todo o universo estão flutuando como num filme na tela da minha consciência...

Eu olho para esta sala e vejo nada mais do que Espírito puro, Luz pura, Alegria pura.

A figura de meu corpo e de seus corpos - e de todas as coisas desse mundo - são apenas raios de luz provenientes daquela única Luz Sagrada. Olhando esta Luz, não vejo nada além do Espírito puro.

- A eternidade se estende à minha volta, embaixo, acima, à esquerda, à direita, à frente, atrás, dentro e fora.

De olhos abertos, vejo-me como um pequeno corpo.

De olhos fechados, percebo-me como o centro cósmico ao redor do qual gira a esfera da eternidade, da bem-aventurança do onisciente espaço vivente.

- Enquanto estivermos imersos na consciência do corpo, seremos como estranhos num país desconhecido.

Nossa terra natal é a onipresença.

- Eu O sinto transbordando em meu coração e em todos os corações, através dos poros da terra, do céu, de todas as coisas criadas.

Ele é o eterno movimento da alegria. Ele é o espelho de silêncio no qual está refletida toda a criação.

- Aprenda a ver Deus em todas as pessoas, de qualquer raça ou credo.

Somente quando começar a sentir sua unidade com todos os seres humanos é que você saberá o que é o amor divino; não antes.

- O Oceano do Espírito se transformou na pequena bolha da minha alma.

Seja flutuando no nascimento ou desaparecendo na morte, a pequena bolha da minha alma não pode morrer no oceano da percepção cósmica.

Eu sou consciência indestrutível, protegida no seio imortal do Espírito.

- Certo dia vi uma pequenina formiga subindo um monte de areia. E pensei:

"A formiga deve estar pensando que está escalando os Himalayas!"

O montinho deve ter parecido gigantesco para a formiga, mas não para mim.

Analogamente, um milhão de anos solares podem representar menos de um minuto na mente de Deus.

- Devemos aprender a pensar em grandes termos:

Eternidade!

Infinito!

- Ó Espírito, ensina-nos a curar o corpo, revitalizando-o com Tua energia cósmica; a curar a mente com a concentração e alegria; a curar a doença da ignorância da alma com o bálsamo divino da meditação em Ti..

- O método mais eficaz para uma cura instantânea é a fé em Deus, absoluta e incondicional.

Fazer um esforço constante para despertar este tipo de fé é a maior e mais gratificante obrigação do homem.

- A Fonte Infinita é um dínamo infinito que embebe a alma sem cessar, com força, felicidade e poder.

É por isto que é tão importante você confiar o máximo que puder na fonte infinita.

PARAMAHANSA YOGANANDA