quarta-feira, 27 de abril de 2011

Consciência


A consciência é uma dádiva.


De todas as coisas misericordialmente concedidas, a consciência encarna como algo realmente divino.


Partindo da máxima de que nós, no mundo material, nos manifestamos através dos gestos...tenha conciência dos seus atos e com as reações que um simples gesto pode gerar.


Consentindo que somos o resultado da soma de nossos atos e condutas, pois estas são as expressões de nossas vontades...vamos ao que interessa:


Tenha consciência de que és a manifestação do poder supremo.

Tenha consciência de que a vida é uma dádiva.

Tenha consciência de que nós somos a dádiva divina.


Portanto,


Tenha consciência da sua existência.

Tenha consciência e honre o que você é.

Tenha consciência dos seus atos.


Corra atrás de você,

Tenha cuidado com seu corpo:

Não se exponha, se proteja, observe a sua postura, escove os dentes.


Tenha consciência sobre suas palavras.

Não profira palavras com baixa energia.

Não fale o que não sabes, demonstre credibilidade.


Feito isso, o que é um longo processo...


Aproveite e agradeça essa dádiva.

Ame, sinta, viva, goze.

Ame, seja, viva, goze.



14 comentários:

  1. Muita sabedoria nisto, Cotra.

    "A consciência é uma dádiva." Ela é um evento único, essencialmente diferente de tudo o que existe, e existiu neste universo. Pensem bem: como é que átomos, agrupados (e por que assim agrupados?), podem ter consciência. Como assim? Vejam como isso é sensacional, mágico, ilógico, fora do padrão das coisas. E é justamente este Mistério, a sua contemplação, que nos leva a afirmar (e sentir) que a consciência realmente é uma dávida, um presente, que devemos Agradecer a todo o instante.

    ResponderExcluir
  2. "De todas as coisas misericordialmente concedidas, a consciência encarna como algo realmente divino."

    A mão é sensacional, o nariz é sensacional, mas a consciência REALMENTE é muito mais que sensacional, é algo de Deus (é parte do que se entende e se sente por Deus).

    ResponderExcluir
  3. "Tenha consciência de que és a manifestação do poder supremo."

    "Tenha consciência de que a vida é uma dádiva."

    "Tenha consciência de que nós somos a dádiva divina."

    Três frases para serem lidas com calma. Sem usar a razão, os pré-conceitos, apenas as frases. Fique nelas, não extrapole. Não frite. Apenas leia, sem pensar.

    ResponderExcluir
  4. "Partindo da máxima de que nós, no mundo material, nos manifestamos através dos gestos...tenha conciência dos seus atos e com as reações que um simples gesto pode gerar."

    Tomar consciência de si. Tomar consciência da sua consciência, e perceber que são nos gestos, nas expressões, nas exteriorizações desta consciência (que é nossa, comandada por nós) é que a vida acontece. É necessário se saber que está vivendo, se mexendo, falando, pensando, ouvindo... e realmente fazer o que se fazendo.
    Quando alguém falar, escute.
    Quando for falar, fale.
    Quando for pensar, pense.
    Quando for fazer sexo, faça sexo.
    Quando for ler, leia.
    ...
    E cada coisa deve ser feita plenamente, com inteireza. Esteja presente. Fique ali onde você está, fazendo o que está fazendo, porque senão você viverá mil coisas, mas não estará realmente em nenhuma delas.
    Esteja presente na sua vida, seja o dono da sua mente, não deixe que ela o atrapalhe.

    Só pra ficar bem claro: perceba numa mesa de bar como as pessoas conversam. Veja que quando alguém fala, as pessoas não escutam realmente. Elas ficam pensando na hora que outro fala, escutam 10 segundos e pensam 10 segundos; e aí falam. Ninguém conversa, as pessoas apenas falam. Alguém de fora, se observar, irá achar que é a mesa de um sanatório. Todo mundo maluco.

    E a gente faz muito isso. Tá ouvindo música, mas a cabeça tá em outra coisa. Aí você escuta 100 vezes uma música, mas nunca escuta, nunca presta atenção, nunca está presente ali, ouvindo música. Aí, quando escuta, realmente escuta, fica muito feliz. "Nossa nunca prestei atenção nesta música". Claro, você nunca esteve ali, sempre esteve em outra parte, fritando a sua mente louca, inventando milhões de coisas, sem o menor sentido.

    Enfim... extrapolei o que Cotra disse, de uma maneira muito sintética e clara. Só quis reforçar, porque isso é muito importante. Se perceber é muito urgente nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Tenha consciência de que és a manifestação do poder supremo."

    "Tenha consciência de que a vida é uma dádiva."

    "Tenha consciência de que nós somos a dádiva divina."

    Três frases para serem lidas com calma. Sem usar a razão, os pré-conceitos, apenas as frases. Fique nelas, não extrapole. Não frite. Apenas leia, sem pensar. Sinta.

    ResponderExcluir
  6. "Tenha consciência da sua existência."
    Como havia dito, isso é fundamental.


    "Tenha consciência e honre o que você é.
    Tenha consciência dos seus atos."

    Honre o que você é.
    Honra é uma palavra pouco usada atualmente, mas que precisa ser resgatada.

    Seja. E seja com honra. Quando diz fará algo, faça. Quando não puder fazer, diga que não poderá, e se desculpe se for o caso.
    Mas não enrole.
    Pessoas honradas são pessoas confiáveis, pessoas que boas pessoas querem estar perto. Seja honrado e tenha boas pessoas ao seu redor.

    Mas sempre perdoe as falhas alheias, as suas e as alheias. Quantas vezes for necessário.

    ResponderExcluir
  7. "Corra atrás de você"

    Uma dica sobre isso.

    Feche seus olhos, respire fundo e comece a pensar nestas três palavras: "Quem sou eu?"
    “Fale mentalmente”: "Quem sou eu?"

    Não responda, pense apenas nesta pergunta, mas não responda. Tente apenas senti-la, sem responder.

    ResponderExcluir
  8. "Tenha cuidado com seu corpo:
    Não se exponha, se proteja, observe a sua postura, escove os dentes."

    Ahh... como isso é fundamental.

    Não se exponha, se proteja: quando sentir aquela sensação de perigo, escute-a. Ela sabe o que diz. Isso não é um comando para a covardia, mas uma questão de lucidez e maturidade.

    Escale a maior montanha do mundo, mas não se exponha. Surfe a maior onda do mundo, não se exponha. Grandes feitos são realizados por pessoas que não vão além do limite da exposição irresponsável.

    E mais. Não se exponha para pessoas que podem te fazer mal, que são baixo astral. Sinta a "vibe", a vibração, das pessoas que você se relaciona. Seu corpo é um santuário. É divino, é uma dádiva.
    Você levaria uma corrente de pérolas pra o carnaval de Salvador? Não, né?
    Então porque você expõe tanto um bem que é infinitamente mais valioso? Pense nisso. Pense muito nisso.

    Sinta como é gostoso estar em casa, no quentinho, na proteção das pessoas que você ama, sem correr riscos. Sinta como é bom estar com amigos leais, num lugar sossegado, sem riscos. Sinta como é bom ter casa, teto, plano de saúde, luvas de bicicleta, capacete, farol, retrovisor. Veja como é bom estar seguro. Como é delicioso estar seguro.

    ResponderExcluir
  9. "Observe a sua postura, escove os dentes."

    Cuide-se. Seja feliz.

    ResponderExcluir
  10. “Tenha consciência sobre suas palavras.
    Não profira palavras com baixa energia.
    Não fale o que não sabes, demonstre credibilidade."

    Pra não me alongar mais ainda, só quero dizer pra observarem o que vocês dizem, principalmente publicamente. Pra você mesmo, mas principalmente publicamente.

    Nós somos receptores de energia. Emitimos e recebemos energia. E nossas palavras tem um poder ENORME sobre isso. Não emane pro Universo palavras de baixa energia, porque você receberá tudo de volta.

    ResponderExcluir
  11. "Não fale o que não sabes, demonstre credibilidade."

    Isso é fundamental. Tenha autoridade. Não é autoritarismo, mas autoridade. Quando diz algo, usando da autoridade que tem sobre aquilo, peça respeito.

    Quando alguém, que demonstre autoridade sobre algo, falar sobre isto escute o que ela fala. Aprenda. Se for criticar, critique muito tempo depois. Naquele instante da fala, apenas escute . Não deixe a mente ficar mirabolando coisas. Apenas escute. Olhe nos olhos da pessoa, e escute. Quieta. Não se prepare pra falar. Ouça. Apenas ouça.

    Tenha mestres e seja mestre, é mais ou menos isso. Então, quando não tiver autoridade sobre algo, não fale sobre este assunto demonstrando uma falsa autoridade. Quem atuação assim na vida passa a ter credibilidade.

    Este ponto é muito mais complicado do que parece. Merece muita reflexão. Há uma justa medida entre a arrogância e a autoridade. E uma justa medida entre o ser um "bom aprendiz" e o ser um bitolado, "acrítico", "alienado".

    ResponderExcluir
  12. "Feito isso, o que é um longo processo...

    Aproveite e agradeça essa dádiva.
    Ame, sinta, viva, goze.
    Ame, seja, viva, goze."

    É um longo e difícil processo. Estamos todos nos primeiros degraus, subindo, caindo, errando, tentando, mas precisamos sempre subir. Esta é a meta (pelo menos a que eu entendo como a melhor): subir, se melhorar, se melhorar e se melhorar... jamais podem existir limites pra isso.

    O caminho do auto-melhoramento é um caminho certo pra algo muito bom. Não precisa sempre conseguir (e quando não conseguir é necessário se perdoar), mas é necessário sempre estar neste caminho.

    Enfim, eu quis escrever tudo isso, porque realmente as pessoas não conseguem, muitas vezes, ler o que lêem. Este texto de Cotrim, que é um presente para todos que realmente o leram, é muito importante.

    Os presentes (as dádivas) só são recebidos por aqueles que recebem, que estão aberto, alertas, perceptivos para receber.

    Eu li este texto antes, achei legal, mas não o havia recebido como presente... Por que? Porque eu, eu mesmo, não tinha lido. Quem havia lido era o outro, o meu piloto-automático, inconsciente, que não percebe o ouro, mesmo que esteja rodeado por ele. Mas hoje, por estar relaxado, feliz, receptivo, eu recebi e foi estou muito grato.

    Obrigado, Cotra!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado a você amigo Rafa...escrever esse texto foi uma grande aprendizagem...e obrigado por esclarecer, esmiuçar e estender muitos pontos nem tão nítidos assim.

    ResponderExcluir