quinta-feira, 8 de abril de 2010

Amor Celebração x amor cuidado




O que seria o Amor? Em outras línguas existem várias significações para esta mesma palavra no portugês. Camões, inspirado nos textos Bíblicos diria que o "Amor é fogo que arde sem se ver, ferida que se dói e não se sente...." Enfim, nosso nobre Colonizador sintetizou uma infinidade de definições para uma só palavra em português: "AMOR". Fato é que em outras línguas a palavra AMOR tem diferentes traduções e consequentemente diferentes significações, que variam de acordo com a intensidade, a forma etc etc. Uma pena no nosso Português correto só existir uma significação, pois indigna (principalmente a nós mais sensíveis) termos milhões de variações sentimentais e termos de ouvir chamar de AMOR. Com base nisso entao pensemos em dois conceitos diferente para o nosso amor tupiniquim. O amor cuidado e Amor celebração. Muitos vivem ligando o amor simplesmente a relação de cuidado, é a esposinha, que faz tudo certinho, roupinha engomadinha, ISO 9000 ou o maridinho que da cuidadinho, café na cama todo domingo (previsível), trabalhinho etc etc. Ou seja, a felicidade de uma vida quadradinha e previsível. Muitos chamam isso de amor, eu diria que falasse outra palavra, sentimental também por que não? Mas, não amor, ou então um amor assim minúsculo e trivial.
Já o Amor celebração é aquele mútuo, o qual é festejado a cada dia e quando falo em festejos nao digo animações, jantares ou presentes caros e sim atos significativos. Por exemplo: certa feita estava com um casal, 30 anos juntos recebendo amigos, familiares, crianças etc. De repente o rapaz chama a sua esposa de forma risonha e amorosa "amor vamos ali levar uma encomenda na casa de fulano de tal..", todos percebendo que ele apenas queria uma forma de dispistar a todos (principalmente as crianças) para simplesmente celebrar a ultima noite de amor do ano com sua esposa (mesmo depois de 30 anos juntos ainda havia energia no amor para tal). Óbvio que todos nós adultos naquele local percebemos o fato e achavamos delicioso ver aquela relação acontecendo e a felicidade no rosto deles ao voltarem do "passeio" (faltando 5 minutos para a virada), um Amor celebrado, e alimentado por atos inesperados e eficazes para seu sustento. Analisemos entao, onde estaria o amor cuidado neste contexto? Talvez se a esposinha saisse do banho cheirosinha, normalzinha, chegasse na sala, recebece os convidados, perguntasse: "Amor mais uma garrafa de vinho para vocês?" abrisse a garrafa, levasse uns queijos diferentes, esperasse a virada do ano chegar como todos os anos abrisse a garrafa de pró-seco e desejasse mais um feliz ano novo (o que de fato não aconteceu), cuidado, zelo, respeito, mas amor? Não! Não chamemos coisas triviais e previsíveis de Amor, por favor. Invetemos algo ou adotemos o "cuidado" como fundamento e cultivemos o Amor celebração em nossos corações. Afinal, todo Amor celebrado contém o cuidado, mas com certeza um amor simplesmente cuidadoso não tem nada do Amor celebração em si.
Enfim, cuidado com o Amor queridas(os), pois ele precisa sempre ser celebrado. Quanto a celebração usem sua energia e criatividade, escapem do trivial, e se por acaso perceber que não há mais energia para tal, pensem bem no que está se passando.
Só mais um manifesto para falarmos do AMOR !

Bjos e queijos !
Ps: Texto tb no a cara do sapo.

Um comentário: