segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Da série: Baixe a bola, humano! (Parte 02)

Dois dedos de cerveja, um de macaco


Na roda de capoeira formada no Jardim dos Namorados, damião alimentava o coro daquela ladainha manjada, marcando na palma de Bimba (é um, dois, três!):

"Paranaê, paranaê, Paraná

Você diz que sabe tudo (Paraná!),

lagartixa sabe mais (Paraná!);
ela sobe na parede (Paraná!),
coisa que você não faz (Paraná!);

Paranaê, paranaê, Paraná!"
_
***
_
No zoológico de Ondina, aproveitando os minutinhos em que esquecera a tristeza que era ver os bichos enclausurados, damião contemplava (todo abestalhado) os macacos, com seus saltos e demais peripécias inimagináveis, enquanto saboreava o último naco de batata-frita.

O "macaco" (movimento de capoeira que ainda não conseguia executar, embora estivesse treinando havia mais de ano), que era tão mais fácil, não chegava ao chulé das manobras dos bichos dali (nem mesmo aquele todo bonito, feito pelo seu mestre Comprido). Aliás, nem o "macaco" de Pompeu, que era o mais lindo que já vira, fazia frente aos pulos gigantescos dos macacos de Ondina.

Uma flecha desgovernada rompe os seus devaneios. Era a graça do amigo Joe, que fez todo o grupo de amigos cair na gargalhada, impressionados:

"Ó pra lá, rapaz, o macaco metendo o dedo no cu e cheirando! Parece gente mesmo! há há há há há há!"
_
***
_
A cabeça de damião trabalhava a mil (claro), enquanto o rapaz voltava pra casa, já a noite caída. Lá em cima, no topo do cucuruto, uma bandinha de músicos, (mais berimbau, pandeiro e timbau) tocava baixinho (em plano de fundo) a ladainha da lagartixa. E ele lembrou da aula de biologia e de Van der Waals.

Depois (ou ao mesmo tempo, quem sabe?), refletiu sobre os amigos no zoológico. Todo mundo saiu exaltando o macaco. Não a sua habilidade de subir uma árvore quilométrica em segundos, nem os pulos de três metros que mandavam a Sra. Gravidade de volta às jogatinas de Buraco.

O povo gostou mesmo, pensou damião, da semelhança entre o macaco e o bicho-homem. Sobretudo da sua incrível capacidade de meter o dedo no cu e cheirar.
_
***
_

9 comentários:

  1. ...o engraçado mesmo é o macaco danado,
    fazendo papai e mamãe em plena luz do dia,
    num vai e vem ágil...jovem mas malaco...
    aí fica fácil,
    é só falar alguma coisa e já temos uma orgia...

    ResponderExcluir
  2. Da série “comentários insuportáveis, mas pertinentes” (ou lavagem cerebral):

    "Enquanto formos as sepulturas vivas de animais assassinados, como podemos esperar quaisquer condições ideais na terra? "
    Isadora Duncan, My Life, capitulo vinte e oito

    "Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis."
    Mahatma Gandhi

    "Que horror é meter entranhas em entranhas, engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos."
    Pitágoras

    "Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos."
    Mahatma Gandhi

    " Não consigo encontrar nenhuma grande diferença entre a alimentação com carne humana e a alimentação com a carne de [outro] animal, excepto o costume e o hábito.".
    George Cheyne, Essay on Regimen

    "Não haverá justiça enquanto o homem empunhar uma faca ou uma arma e destruir aqueles que são mais fracos que ele".
    Isaac Bashevis Singer

    "Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que não estamos contribuindo para o sofrimento deles".
    Paul e Linda McCartney

    “O lobo, de fato, residirá por um tempo com o cordeiro e o próprio leopardo se deitará com o cabritinho, e o bezerro, e o leão novo jubado, e o animal cevado, todos juntos; e um pequeno rapaz é que será o condutor deles....A própria vaca e a ursa pastarão; juntas se deitarão as suas crias. E até mesmo o leão comerá palha como o touro. E a criança de peito há de brincar sobre a toca da naja; e a criança desmamada porá realmente sua própria mão sobre a fresta de luz da cobra venenosa. Não se fará dano, nem se causará ruína em todo o meu santo monte; porque a terra há de encher-se do conhecimento de Deus....” — Isaías 11:6-9.

    ResponderExcluir
  3. "Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais (...) os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento".
    Charles Darwin

    "A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana".
    Charles Darwin

    "Um indivíduo patético! Tão ridículo é o seu tipo de piedade, como a que têm aquelas almas palermas, que não matariam uma galinha inocente por nada deste mundo; mas que quando morta para as suas mãos, são sempre os seus maiores devoradores".
    Samuel Richardson, Clarissa

    Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida.
    (São Francisco de Assis)

    A melhor de todas (pra mim):
    “Haverá um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassino de um homem.”(Leonardo da Vinci).

    ResponderExcluir
  4. Uma muito boa de Einstein:

    "Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influencá o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da Humanidade."
    Albert Einstein

    Agora umas de Osho:

    “Quando você vê um animal, se a idéia de irmandade não lhe surgir, você não sabe o que é prece, nunca saberá o que é prece. E é tão feia a própria idéia de que apenas por comida, apenas pelo paladar, você pode destruir a vida. É impossível acreditar que o ser humano siga fazendo isso.”

    “Sou vegetariano e gostaria que todo o mundo se tornasse vegetariano.
    Deveríamos criar uma regra que nenhuma comida não-vegetariana deveria fazer parte do cardápio das universidades, pois matar e praticar a violência em nome da alimentação é tão feio e desumano que não se pode esperar que essas pessoas se comportem de uma maneira amorosa, sensível, humana. A alimentação não-vegetariana é uma das causas básicas de toda a sociedade estar em uma luta praticamente contínua. Ela o torna insensível, duro, como uma rocha, e cria raiva e violência em você, o que pode ser facilmente evitado.”

    “Há milhões de pessoas que nunca pensaram no vegetarianismo. Desde a infância elas contribuem com o assassinato de animais. Isso não é diferente do canibalismo. E, desde Charles Darwin, é um fato absolutamente científico que o ser humano evoluiu dos animais; então, você está matando seus próprios antepassados, e os devorando com alegria. Não faça algo tão maldoso!
    A meditação lentamente lhe traz de volta sua sensibilidade, e essa sensibilidade torna meu povo vegetariano. Isso é um ganho, e não uma perda.”

    ResponderExcluir
  5. Wikipédia me salvou:
    "A lagartixa anda pelas paredes graças às forças de Van der Waals."


    :)

    ResponderExcluir