terça-feira, 3 de novembro de 2009

“OS PAIS DEVEM MANTER DIÁLOGO ABERTO COM OS FILHOS”

"Uma mistura lúcida de um pouco daqui e dali...
No Brasil inteiro, o uso de drogas está crescendo entre os jovens do ensino fundamental e médio. Raramente os professores sabem abordar o assunto. Como a política é a de prevenção ao uso, quando um aluno é flagrado, frequentemente é expulso.
“É para não ‘contaminar’ os outros”, critica Denise.
Uma pena. Afinal, é também no contexto escolar, que a gente tem que investir na redução de danos. É importante problematizar a questão, mostrando aos jovens quais são as drogas, seus efeitos e consequências, para no caso do uso, fazê-lo de forma mais consciente.
A droga sozinha não tem efeito demoníaco.
É preciso sempre fazer a sua contextualização. A droga junto com uma pessoa em conflito é que vai facilitar o seu uso.
Depois, dependendo da maneira como essa droga atua na vida daquela pessoa e do seu contexto familiar, é que vai se tornar problemática ou não.
“Por isso, é preciso se dialogar de forma ampla com os filhos”, aconselha Denise.“E se de repente meu filho começar a usar?”“Será que proibir vai ajudar? Será melhor permitir, para saber o que está acontecendo? A família tem de definir a estratégia. Aí, é importante também discutir com um profissional”, diz Denise. “Não há uma recomendação única. Eventualmente, quando o o uso se torna problemático, é preciso até a contenção.”
Paulo Teixeira tem seis filhos: “Os pais devem manter diálogo aberto com os filhos e acompanhá-los nos diferentes momentos de vida. Acredito na educação aberta, na prevenção. Falo a eles dos perigos e espero que me contem o que fazem para que eu possa aconselhá-los”.
Nota 1: Drogas é um tema bastante complexo. Nesta mistura lúcida , estamos (eu e eu mesmo)apenas começando a discussão. Outras virão! Já que esse assunto nos aguça!
Nota 2: É questão de saúde pública.
Nota 3: A psicóloga Denise Serafim, assessora técnica do Ministério da Saúde , se dispôs a responder às dúvidas dos leitores sobre redução de danos, e Paulo Teixeira, colaborador.
Nota 4: não consegui colocar a foto...não deu!
Akele abraço!!!--*

Um comentário: