quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ser ou não ser civilizado...

Civilizado?

Por que digo "civilizado"?

Porque civilizado é quem se opõe à barbárie e a deixa para trás.

Ora, o bárbaro é aquele que, guiando-se por preconceitos jamais questionados, não tolera, no universo das possibilidades vitais dele mesmo e dos demais membros da sua comunidade - ou até da humanidade - qualquer comportamento alternativo: aquele que busca impor, a ferro e fogo, a sua maneira de ser a todos os demais, tentando escravizar ou eliminar aqueles que não se conformem.

Em oposição a isso, civilizado é quem é capaz de fazer uso da razão para criticar todos os preconceitos, inclusive aqueles em que foi criado. No fundo, a civilização é o ceticismo metódico. O civilizado sabe que é por acaso -porque por acaso nasceu neste e não naquele país, nesta e não naquela classe social, nesta e não naquela família- que cada qual tem os hábitos, os valores, as crenças, os preconceitos que tem; sabe, portanto, que nenhum conjunto de preconceitos é, por direito, superior a nenhum outro.

Sabendo disso, o civilizado sabe também que o único motivo que pode racionalmente ser invocado para negar a alguém o direito a se comportar de determinada maneira é que tal comportamento feriria os iguais direitos de outras pessoas.

A lei da gravidade, por exemplo, não diz que todos os corpos que têm massa devem se atrair de determinado modo e sim que se atraem desse modo. Se for descoberto que determinados corpos têm massa e, no entanto, não se atraem do modo previsto, não serão esses corpos que estarão errados, mas a lei da gravidade. Assim também, se uma "lei natural" diz que os indivíduos do mesmo sexo não sentem atração erótica uns pelos outros, basta abrir os olhos para ver que essa "lei" está errada, ou melhor, não é lei, não existe.

É ou não é?

4 comentários:

  1. E de novo: é ou não é?

    hehehe

    É uma questão complicada. Mas conheço quem (muito bem) resolveria com uma frase:

    Civilizado de ... é ...!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um post em 1º, outro em 2 de dezembro. Teremos mesmo esse fim de ano tão producente? Tomara que a gente, agora com as férias, possa se dedicar à gente mesma, "vomitando" aqui as nossas sensações. Pode até dar em música, né, Joe? Oxalá!

    ResponderExcluir
  4. experimente também: Farsa
    - google sobre civilização

    ResponderExcluir