domingo, 1 de maio de 2011

Damião e cosminho



São Cosme e São Damião,

Os santos gêmeos da Arábia,

De uma família de nobres cristãos,

Seus nomes verdadeiros eram Passio e Acta.


Exerciam a medicina,

Sem pagamento receber,

"Nós curamos as doenças por Jesus Cristo

E pelo seu poder".


Conhecidos anargiros,

Inimigos do dinheiro,

Perseguidos por Diocleciano,

Martirizados na Síria,

Morreram sem paradeiro.


Muitas história existem,

Pra contar as suas mortes,

Uns dizem que num desfiladeiro,

Sob acusação de milagres,

E de serem feiticeiros.


Numa segunda versão,

Foram afogados, queimados e apedrejados,

Mas salvos por um anjo,

Que não lhes salvou de serem degolados.


Chamados de santos-pobres,

Patronos dos cirurgiões,

Obtinham a cura fantástica,

Confiando no pai e nas orações.


Segundo a crença popular,

Ajudam crianças violentadas,

Ao Acta a levitação,

E ao Passio a tranquilidade da aceitação.


Cosme é o enfeitado,

Damião o popular,

Frequentados pelo Camdoblé...Ubanda e Xambá,

Dum óleo santo capaz,

De até mulher engravidar.


Associados aos ibejis,

Amigos da curuminzada,

Capazes de agilizar os pedidos,

Em troca de doces, aguá preta e cocada.


Essa é a folclórica história,

Desses gêmeos bons e caridosos,

E quem não acreditar,

Pode o wikipédia acessar.


Téin, téin,téin...

téin, téin, téin...

téin, téin, téin...

3 comentários:


  1. “Pelo poder infalível de São Cipriano (nome da pessoa que deseja amarrar), virá atrás de mim. Me desejará com todo o seu coração, com todo o seu amor.

    São Cipriano afaste (nome) de qualquer pessoa que possa amá-lo e deseja-lo, faça com ele me procure, me deseje, me ame com todas as suas forças.

    Que (nome) acorde desejando estar comigo, que ele seja sempre convicto de que eu sou a pessoa mais certa para fazer-lhe companhia. Que tenha sempre a minha imagem em seu pensamento, que quando dormir sonhe comigo, que acorde com o seu pensamento focado em mim.

    Que (nome) deseje me tocar, ter o meu amor, a minha paixão e fazer parte da minha vida. Que me ame todas as horas do seu dia, que sinta o meu cheiro, que queira me tocar com amor.

    Que (nome) queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim e me proteger. Que ele acredite que eu sou a mulher de sua vida e que não se afaste de mim por nada nesse mundo.

    Que a nossa vida seja repleta de paixão, de amor e que nunca nos separemos, pelas forças de São Cipriano!”.

    ResponderExcluir