sábado, 14 de maio de 2011

Que mundo queremos?


Isto tinha um contexto, mas o grosso é compreendido mesmo com a descontextualização (desculpem os erros formais):

"É fundamental ler este comunicado: http://migre.me/4xnAP

Só esclarecendo alguns pontos:

a) não existe isso de subproduto. O animal, escravizado, é um preço só. Tudo nele vale. A brutalidade do sistema capitalista (e especista) é o que ele disse: usar, explorar, lucrar até o osso, até o fim, até tudo no explorado ser convertido em dinheiro.

Explicando melhor: se o animal vale 300 reais, 150 será a carne, 80 será a pele, outros tantos a gordura, as tripas... até o preço final. Usar o falso discurso do ambientalmente correto neste caso é quase medonho. A PECUÁRIA, DE LONGE, É O MAIOR PROBLEMA AMBIENTAL DO PLANETA TERRA. É só observar o que foi feito com todos os biomas brasileiros, é só observar o que estão fazendo com a Amazônia. A lógica do queimar, jogar pasto, esperar valorizar, vender pra monocultura, até destruir o solo; queimar, jogar pasto... até não sobrar mais nada.

A espécie humana, enquanto onívora, é um câncer para este planeta. Não é possível um planeta justo, sadio, igual para todos os habitantes dele, com a pecuária: É IMPOSSÍVEL.

b) ele diz em fome, que a não-pecuária traria fome. É justamente o contrário: a pecuária, no planeta, hoje, consome mais da agricultura do que a espécie humana. E apenas uma pequena parte da população humana usa da pecuária (coisa de 15%) e é a população que está morrendo com a obesidade hoje. Ou seja: a pecuária representa a morte e o sofrimento de humanos pelo excesso de gordura animal, a morte e o sofrimento de humanos pela fome daqueles que não terão comida (já que ela é usada como ração animal) e a morte e o sofrimento de bilhões e bilhões de animais, das mais terríveis maneiras.

É bem fácil de compreender isso. Você dá 100 calorias para um porco, mas ele respira, pensa (e muito), se mexe, digere, vive: a grande parte das 100 calorias vai pra ele ficar vivo. Apenas uma pequena parte é convertida em calorias, que serão consumidas por humanos (coisa de 10% destas calorias).

Ou seja, a pecuária é a forma menos inteligente de se fornecer calorias para a população humana, e este é um dos grande motivos da fome no mundo (além da má distribuição etc).

c) “O consumo de carne é um hábito que está nas nossas raízes”. É sim, claro que é, mas a escravidão negra também estava, a homofobia ainda está, o sexismo ainda está. Não é porque uma coisa faz parte da nossa raiz, que ela seja correta. Não está certo. Não é certo matar, mutilar, escravizar sujeitos de direito. Animais são sujeitos de direito. Eles pensam, respiram, sentem medo, sentem dor, sentem angústia, possuem relações sociais, têm medo da morte. Nós temos medo da morte, não queremos sofrer, queremos prazer e liberdade. Eles têm medo da morte, não querem sofrer, querem prazer e liberdade. Somos iguais. Não é porque temos força (inteligência é força na natureza) que temos mais direitos que eles. Não é porque um cidadão dos EUA pertence a um país muito forte, que ele vale mais do que um boliviano. Todos somos iguais. Todos estamos no mesmo planeta. Todos nós pertencemos a uma mesma história, a história dos habitantes deste planeta. Todos os terráqueos têm o direito de nascer e morrer no pleno uso de sua liberdade. Animais devem ficar soltos, nos seus ambientes de origem, vivendo as suas vidas com liberdade, com plenitude. Se morrerem assim, morrerão como animais, morrerão com se morre no meio deles. Mas não morrerão no show de terror que nossa espécie submete eles todos os dias.

Neste planeta, um grupo extremamente minoritário, agora, está mantendo a imensa maioria dos habitantes presos, confinados, escravizados. Nós estamos fazendo com que a vida neste planeta seja um INFERNO para a grande maioria dos seus habitantes. Poucos neste mundo são felizes, quase todos são imensamente infelizes. Estamos no império do Mal, da violência, da crueldade, da indiferença, da destruição, do Terror. Isso é o planeta Terra que VOCÊ está fazendo. É a grande roda do sofrimento, é a grande roda de dor e destruição.

Precisamos praticar a PAZ, o AMOR, a COMPAIXÃO com todos, absolutamente todos. Precisamos abandonar a violência, agora, neste exato segundo. Abandonar a violência na família, no trabalho, no trânsito, NO NOSSO PRATO. Este é o caminho, só este é o caminho que irá nos tirar da Era da Violência.

E nós podemos, nós somos benevolentes, muito benevolentes (somos repletos de amor), mas somos ignorantes, imensamente ignorantes. Somos violentos o tempo todo, mas não estamos percebendo isso. E isso é uma vibração, nosso mundo está vibrando violência. Crianças vibrando violência e com a violência. Pessoas loucas ensandecidas gritando por sangue. PAREM, pelo amordeJah. Larguem este caminho de tolos, de malucos, de idiotas. Sejamos inteligentes, sejamos racionais: morte gera morte, violência gera violência, infelicidade gera infelicidade.

Estamos todos num só barco, numa só roda, numa só história, e ela só será boa, só será justa, quando for boa e justa com todos os habitantes do planeta Terra. Não será boa pra brancos, com negros sofrendo. Não será boa com homens, com mulheres sofrendo. Não será boa com heterossexuais , como homossexuais sofrendo. Não será boa humanos, com animais sofrendo.

Somos um só, ou a felicidade será Universal, ou ela jamais existirá."

Nenhum comentário:

Postar um comentário