segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Até quando? Ao macaco 03065-12



A TAM, uma empresa brasileira de aviação, transportou este macaco do Brasil para os EUA. Ele foi ou seria (não sei ao certo) usado em algum experimento científico. 
Não o matariam de pronto. Primeiro testariam drogas ou técnicas em seu corpo (com ele ainda vivo - usando ou não anestesia). Tirariam algum "avanço" tecnológico disso, e depois o matariam.
O pensamento antropocêntrico (paradigma filosófico que coloca a espécie humana no centro de todas as coisas) logo concluiria que isso é um comportamento válido: causar um mal para um ser de outra espécie para se obter um "bem" para a espécie humana.

Este é o pensamento que sustenta e sustentaram boa parte das formulações científicas e filosóficas na Idade Moderna. Quase toda a moderna medicina se sustenta nesta forma de pensar: "só existe ciência médica experimental. Só existe experimentação médica com o uso de animais".
Eis a premissa central do atual pensamento humano.

Não se enganem.
O mundo está do jeito que está também porque ainda pensamos assim.

Quando se coloca alguém como prioridade, cria-se a opressão. Tudo que se constrói a partir da opressão é essencialmente doentio. 
Nosso sistema de saúde, nosso sistema de alimentação, nosso sistema de produzir "ciência" são  essencialmente doentios.
É a violência na origem de todas as coisas. 

É a exploração na origem de todas as coisas.
O que esperam que surja de algo assim?
Um mundo feliz, saudável, amoroso?

Não!
Não é possível!

Enquanto nossa espécie se comportar assim, seremos esta massa violenta e infeliz de indivíduos. 
Sujeitos vazios, frios, tristes, zangados, violentos, gordos (hoje, o consumo de carne, ovos e laticínios é o grande responsável pela obesidade), desconectados com a natureza e infelizes.

Não foi a TAM e os estadunidenses que mataram este macaco da foto. Fomos todos nós. Foi toda a nossa espécie. Este karma é nosso. Iremos pagar por ele. Estamos pagando por ele. Quando o matamos, também estamos nos matando. Quando impomos sofrimento a ele (nem posso imaginar o quanto), marcas de dor e infelicidade são marcadas no inconsciente coletivo da nossa espécie.

Pobre macaquinho 03065-12. 
Pobre TAM. 
Pobres humanos.

4 comentários:

  1. O que sugere, exatamente? Que paremos de testar remédios e tratamentos, talvez?

    ResponderExcluir
  2. Perfeita colocação do douglas

    ResponderExcluir
  3. http://contatoanimal.blogspot.com/2012/02/pesquisa-cientifica-com-animais-e-uma.html

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, Rafael!! Parabéns!!

    ResponderExcluir