quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tempo inclemente, destino ausente.


Nós, daqui debaixo, somos pulgas na pelagem do universo. Sempre se inquietando, querendo saber, querendo ganhar, querendo cruzar barreiras. Querendo dobrar tudo à nossa vontade! Nós e nossa tolice desmedida de todos os dias. Veja pra isso, nós queremos "ganhar tempo". Aperta o botão do elevador, pega o atalho, avança o sinal, como se para além da curva houvesse qualquer coisa de importante da qual não podemos abrir mão.

Olhe que o tempo não se ludibria. Seguimos salvando tempo, provavelmente na ânsia do "life is too short", pra chegar num destino que nos desconhece e nós desconhecemos, na expectativa de descer as malas num futuro (que na verdade é um vazio sem rosto de que não interessa a ninguém). Nós, pulguinhas infames, nos projetamos para além do que podemos, sem perceber a paisagem pelo caminho. "Eu tenho que ir." Nãaaao, você não TEM que ir. Quanto você perdeu porque "tinha" que ir?

Nelson Rodrigues já dizia, o pior jogador é aquele que só vê a bola. Ignora o jogo, a grama, o outro, porque tudo que tem em mente é o gol. Ora, se assim fosse pra assim ser, cada jogo de futebol poderia se resumir em cobranças de pênaltis. O mesmo procede aqui: só vemos o destino final como merecedor de atenção. Nós só queremos chegar lá embaixo o mais rápido possível, pra pegar o carro, na pressa sem causa e se mandar para qualquer destino que não importa. Velocidade, nosso prazer cretino! Eu não vi as flores que deixei pelo caminho. Por isso que chego aqui, no agora, com minha mala cheia ilusão.

Tempo, senhor de tudo! me diga quanto tempo do seu tempo vamos demorar pra perceber que o destino é a jornada.

4 comentários:

  1. O destino é a jornada! Caralho... Insano!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. No céu, azul, azul fumaça
    Uma nova raça
    Saindo dos prédios para as praças
    Uma nova raça

    No céu, azul, azul fumaça
    As palavras correm pelos pensamentos
    No céu, azul, azul fumaça
    A mídia a morte calçam igual

    Uma geração em busca
    Nem o bem, nem o mal
    O próprio passo é a razão

    ResponderExcluir
  4. Como diria num-sei-quenzinho: pouco importa o destino, importante mesmo é a viagem...

    ResponderExcluir