"O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha. O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo. A única revolução possível é dentro de nós” (Gandhi)
"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio. O ahimsa (amor) não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal. O ahimsa não é coisa tão fácil. É mais fácil dançar sobre uma corda que sobre o fio da ahimsa. A única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar." (Mahatma Gandhi)
Eu acho que a revolução dentro de nós - o amor - precisa vir acompanhada da revolução fora de nós - a revolução social -, que não é nada mais do que a nossa luta por levar esse amor para todo o universo.
E como falar de luta é falar de Iansã (e hoje é o dia dela): "Ela não busca a rocha, o cabo, o cais, mas faz da insegurança a sua força e do risco de morrer, seu alimento. Por isso me parece imagem e justa para quem vive e canta num mau tempo".
A fé talvez seja a força que precisamos para lutar pela justiça social.
Aqui é o universo do que não se vê, nem se toca, nem se mexe. É o universo do que se sente. É nossa clareira na floresta. Nossa praia na lua cheia. Tudo que se pensar sem pretensões. Nosso muro das abstrações.
e fiquemos mais atentos ainda nos momentos de desespero...aí sim...é tirada toda prova!
ResponderExcluir"O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha. O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo. A única revolução possível é dentro de nós” (Gandhi)
ResponderExcluir"Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.
ResponderExcluirO ahimsa (amor) não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal.
O ahimsa não é coisa tão fácil. É mais fácil dançar sobre uma corda que sobre o fio da ahimsa.
A única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar." (Mahatma Gandhi)
Eu acho que a revolução dentro de nós - o amor - precisa vir acompanhada da revolução fora de nós - a revolução social -, que não é nada mais do que a nossa luta por levar esse amor para todo o universo.
ResponderExcluirE como falar de luta é falar de Iansã (e hoje é o dia dela): "Ela não busca a rocha, o cabo, o cais,
mas faz da insegurança a sua força e do risco de morrer, seu alimento. Por isso me parece imagem e justa para quem vive e canta num mau tempo".
A fé talvez seja a força que precisamos para lutar pela justiça social.