quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Crônica de uma guerra


Esta foto aí de cima, tirada em Santa Catarina, representa mais uma novíssima invenção do sistema de exploração animal.

Em 15 minutos, usando apenas espuma (aquela usada pra lavar carros), 15.000 aves são mortas por asfixia. Engenheiros, agrônomos e empresários assistem animados o sucesso da mais nova técnica.

Isso não é normal! Isso não é saudável! Isso não é natural!
Sem dúvida nenhuma, uma das faces mais perversas e doentias do sistema capitalista moderno é a (moderna) pecuária.
Não somos mais uma espécie de caçadores. Não somos índios que entram na mata, caçam um macaco (livre) e depois comem sua carne: isso é um comportamento natural. Matar 15.000 aves em 15 minutos é um comportamento doentio.
Tentar alimentar 7 bilhões de animais humanos com a morte anual de 70 bilhões de animais não-humanos (apenas considerando os animais terrestres) é um comportamento estúpido, doentio e insustentável.
É uma das mais graves evidências da nossa atual crise.
Estamos numa profunda crise! Vivemos (sem nem sempre perceber completamente) num contínuo estado de violência, guerra e destruição.
Quem mata 15.000 vezes em 15 minutos (e considera isso um avanço) jamais conseguirá encontrar paz e felicidade. Se nossa inteligência está nos tornando apenas mais ferozes, mais mortais, mais sanguinolentos; então muita pouca esperança podemos ter (infelizmente).
Vegetarianismo não é a solução para todos os nossos problemas. É apenas uma opção (bem fácil por sinal) de tentar tomar um outro rumo. Outra forma de se relacionar com este planeta, com os outros animais que também habitam este planeta e com nosso próprio corpo.
É você dizer: eu não quero ser uma espécie que mata 15.000 vezes em 15 minutos. Eu quero fazer bem 15.000 vezes em 15 minutos. Eu quero fazer bem para 15.000 pessoas, bichos e plantas em 15 minutos – e não destruí-los.
Progredir é se tornar mais feliz e aumentar o grau de felicidade no mundo.
Criar bombas, máquinas de guerra e máquinas de extermínio em massa é regresso, é infelicidade, é estupidez.
Observe com mais clareza e sinceridade seus próprios comportamentos.
Você pede paz, justiça, honestidade. Clama por igualdade, pelo fim da violência e da exploração, mas será mesmo que você está agindo assim?
Matar, escravizar, testar medicamentos, torturar e explorar de todas as formas possíveis os outros, apenas porque eles não são iguais a você? Apenas porque eles são mais fracos do que você?
Isso é massacre. Isso é guerra. Isso é apenas infelicidade se multiplicando 15.000 vezes a cada 15 minutos. E isso precisa ter fim.




78 comentários:

  1. O problema começa quando não se vê o outro.

    ResponderExcluir
  2. nao sei você, mas quando minha mae frita umas coxinhas de frango eu nao como só uma.
    como várias. imagine quantas aves foram mortas pra que eu pudesse saciar esse meu desejo.
    isso nao é massacre, isso nao é guerra, isso é o ser humano se adaptando e nada mais.
    matar aves pra nos alimentarmos tudo bem, mas usar essa "espuma" te deixa emputecido. e pelo que eu vejo, voce nao fica emputecido pela "brutalidade" que eles matam esses animais, mas por talvez, essa espuma possa causar algum mal a quem come dessa carne.
    cara, pára de procurar problema onde nao existe.

    ResponderExcluir
  3. Impressionante!

    Parece que as pessoas não sabiam que animais eram mortos pra serem servidos !

    Pelo amor de deus.

    Historinha bem fraca a sua hein amigo.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro,

    Faça uma pesquisa antes de postar qualquer informação infundada.
    Essa foto NÃO representa nenhum sistema para matar aves para consumo humano. Isso NÃO existe!
    As aves estão sendo mortas por questões sanitárias como doenças infecciosas de alta transmissibilidade, tal como a gripe aviária.
    Para quem quiser CONFERIR a informação antes de sair compartilhando isso por aí, segue o link de um artigo científico explicando isso:
    http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/bjvras/v48n2/a08v48n2.pdf

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o anonimo, verifique as informações antes de criar polemicas. Veja a publicação sobre o uso da espuma.
    http://www.brasileconomico.com.br/noticias/espuma-assassina-abate-frangos-doentes-em-sc_78471.html

    ResponderExcluir
  6. mentira... e mesmo que seja verdade continuam uma delicia em brasa!

    foda-se o veganismo e sua visão de mundo tão idiota quanto quem produz carne em larga escala!

    ResponderExcluir
  7. anônimo...cadê você...eu vim aqui pra te comer...

    ResponderExcluir
  8. isso me faz lembrar do tempo da Festa da espuma...hahahaha...bons tmpos...sem analogias!


    Cotrim

    ResponderExcluir
  9. PELOOOO AMORR!!! Esses animais não estão sendo mortos para consumo!!

    Sou zootecnista, e profissional da avicultura!
    Essa máquina asfixiadora malvada, terrível, é apenas uma máquina que vai ser utilizada em caso de DOENÇAS LETAIS PARA SERES HUMANOS, como foi o caso da gripe aviária na ásia.
    Essa "foto horrível" foi apenas o teste da máquina aqui no Brasil, e esperamos que ela nunca mais tenha que ser utilizada.
    Não havia 15000 frangos no galpão, havia menos, até porque os frangos que foram mortos não foram consumidos, e não irão.

    Os frangos ainda são abatidos no abatedouro como qualquer outro animal criado em larga escala!

    Essa máquina foi desenvolvida apenas para sacrificar lotes com rapidez de modo que SE alguma epidemia CHEGAR AO PAÍS, possamos controlar a tempo, evitando contato com o mínimo de pessoas possível!!

    Poorrr favor!!!!!

    ResponderExcluir
  10. O texto do link do DJ Pitbull: (sem tirar um palavra do texto original)

    "Acaba de chegar a Santa Catarina uma espuma capaz de dizimar mil frangos em apenas 1 minuto.

    Suas primeiras vítimas no Brasil foram 400 aves de um aviário de Arabutã (SC), que morreram asfixiadas pela espuma no início do mês.

    A cena, um tanto quanto sinistra, foi acompanhada com entusiasmo por representantes das indústrias e dos avicultores.

    Entusiasmo, não sadismo. A espuma é gerada por uma máquina importada por um grupo de grandes indústrias avícolas, como Brasil Foods e Marfrig, por meio da Associação Catarinense de Avicultura (Acav). Mas ela só entrará em operação em caso de ocorrências sanitárias que exijam a rápida eliminação e desinfecção de aves, para evitar a disseminação de doenças.

    O investimento no equipamento foi de R$ 170 mil, mas seus benefícios fazem valer a pena. Muito embora, é preciso ressaltar, ninguém espera ter que usá-lo. "É como um seguro, temos mas não queremos usar", afirma o diretor executivo da Acav, Ricardo Gouvêa.

    Santa Catarina tem o melhor status sanitário do país, e não registra foco de doenças avícolas perigosas há mais de uma década.

    Até hoje, as indústrias e produtores precisariam realizar o abate manual das aves potencialmente infectadas, uma a uma, no caso da identificação de um foco de gripe aviária, por exemplo. Além de correrem risco de se infectar, as pessoas ainda poderiam transmitir a doença a outras aves.

    O produto utilizado na espuma não é tóxico ou nocivo ao homem. Uma espécie de ventilador espalha rapidamente a nuvem branca e densa. Pequenas partículas entram no sistema respiratório e asfixiam os Gouvêa e o fabricante garantem que não há sofrimento.

    A espuma e os frangos mortos devem ficar no aviário por três dias, para que os desinfetantes presentes na fórmula façam efeito.

    A espuma reduz também o tempo necessário para a eliminação dos frangos. A rapidez na resposta a um foco de uma doença contagiosa é essencial para minimizar os danos econômicos, especialmente considerando que males como a gripe aviária podem exigir a eliminação de todas as aves em um raio de quilômetros.

    O aparelho ficará na sede da Sadia, em Concórdia (SC), de onde poderá chegar a qualquer localidade do estado em até cinco horas, rebocado por uma caminhonete ou caminhão.

    Todos os anos, 700 milhões de aves são abatidas no estado, e o principal destino é a exportação. "Estaremos prontos para dar uma resposta muito mais rápida a um evento sanitário, o que é importante para a imagem do produto catarinense", explica o executivo da Acav.

    Agricultura e cemitérios

    A máquina da espuma assassina foi lançada há dois anos pela Kifco, uma fabricante de equipamentos para irrigação de Havana.

    Não em Cuba, mas no estado americano de Illinois. Os principais negócios da Kifco são sistemas de irrigação móveis para agricultura, campos esportivos e jardins. Há também uma linha só para cemitérios."

    ResponderExcluir
  11. "Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."- Leonardo da Vinci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou bonito Hombre, esse é o real sentido da discução que aqui se estabelece

      Excluir
  12. @Rafael Figueiredo
    Simplesmente recolocar o texto de um artigo mal escrito do link do jornal não torna o SEU texto correto!
    Eu coloquei um link de um artigo da USP que explica o processo e teve uma zootecnista que atestou o que exatamente é essa máquina.

    Não leio seu blog e não passarei a lê-lo. Só fiz questão de vir aqui colocar as informações corretas porque seu texto surgiu no meu news feed do Facebook, compartilhado por um amigo que não confirmou as informações antes de postar, e sinceramente estou cansado de gente fazendo alarde por nada...

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  13. Caro, Anônimo!

    O resumo inicial (sem tirar uma só palavra) do artigo que você indicou:

    "Resumo
    São inúmeras as dificuldades observadas na depopulação de elevado número de aves e é importante proceder-se à
    depopulação no interior do próprio aviário por questões de biossegurança do homem em casos de emergência sanitária
    causada por doenças de aves de elevada transmissibilidade, como a influenza aviária e a doença de Newcastle. Construiuse o equipamento gerador de espuma para provocar a anóxia física em aves. Verificou-se a eficácia da espuma gerada
    através do uso de líquido detergente de alta expansão sobre o sacrifício de galinhas, avaliando-se os sinais sensoriais,
    tempo de morte, letalidade e lesões macro e microscópicas. Duzentas galinhas de postura com 78 semanas de idade
    foram divididas em dez grupos experimentais e submetidas a diferentes períodos de exposição à espuma, variando de
    5min30s a 8min15s . A partir de seis minutos de exposição à espuma 100% das aves foram mortas. A presença de bolhas
    de espuma na cavidade oral e traqueia foram constatadas em todos os períodos de exposição à espuma, indicando a
    ocorrência de asfixia física. Congestão nas mucosas da cavidade oral e traqueia foram também observadas em todos os
    períodos de exposição. No exame histopatológico dos pulmões de todas as aves, observou-se a presença de congestão
    e hemorragia difusa de moderada intensidade. Nenhuma alteração foi observada na traqueia das aves. A eficácia da
    espuma como método de depopulação de aves foi constatada neste trabalho, podendo ser recomendada diante da
    necessidade de atendimento a emergências sanitárias"

    ResponderExcluir
  14. Em que mesmo meu texto está errado, amigo?

    Não é uma máquina (mega-eficiente) de morte?

    Eu disse algo que contraria a verdade dos fatos?

    ResponderExcluir
  15. Pesquisando sobre o assunto:.........Disposta a se precaver contra surtos de doenças fitossanitárias - tais como a gripe aviária -, a entidade(Associação de Avicultura de Santa Catarina) investiu em uma espécie de "exterminador de frangos". O equipamento produz uma espuma espessa que cobre o aviário e asfixia as aves. O processo, diz o fabricante, é capaz de matar até mil frangos por minuto de forma segura e, diz o fabricante, indolor.

    http://www.ondawebsites.com.br/amanha/home-internas/37-home-4/61-para-exterminar-frangos-espumaPara exterminar frangos, espuma

    Não fale merda!!!

    ResponderExcluir
  16. Caro Rafael Figueiredo, meu nome é Luiz Silveira, sou jornalista, autor da matéria sobre a tal máquina no jornal Brasil Econômico. Sinto-me na obrigação de entrar no debate para esclarecer a questão.
    O que precisa ficar claro é que essa máquina, como minha reportagem já dizia, tem fins de saúde pública, e não de abate comercial. A foto foi tirada na única vez em que essa máquina foi usada
    O que ela nunca foi utilizada, exceto nesta vez em que a foto foi tirada.
    Ela existe para evitar a disseminação de doenças, caso as granjas sejam contaminadas com doenças como a gripe aviária. Com a espuma, diminui-se o risco de o vírus contaminar granjas vizinhas. Assim, pelo menos em tese, menos animais morrerão em vão - acho que vegans e não vegans concordam com isso.
    Para quem tem dúvida se a espuma só serve para abates sanitários, além dos artigos e depoimentos de técnicos, basta ver que os animais sempre são abatidos já no frigorífico, para que não tenham que ser transportados em caminhões refrigerados. Isso vale para aves, suínos, bois.
    Mas, de fato, a tal espuma pode levantar algo de tétrico, e não pude ignorar isso na minha reportagem. Pelo contrário, fiz questão de partir deste aspecto para desmistificar a máquina.
    Respondendo diretamente a sua pergunta, o que acho que falta no seu texto é explicar que não se trata de um sistema de abate comercial. Ainda que você não diga que a espuma sirva para matar o frango que nos alimenta, a omissão dessa importante informação leva seus leitores a um erro de interpretação, e agora você sabe disso. A omissão deliberada de informações, no jornalismo, equivale a contrariar os fatos.

    ResponderExcluir
  17. E vendo os comentários aqui, fica claro que como "os frangos estão doentes", então podem ser mortos cruelmente, pois podem passar doença aos humanos.

    A vida humana vale mais do que a do "resto", né?

    ResponderExcluir
  18. Pelo q estou lendo, é uma técnica para abater frangos contaminados sem expor pessoas ao risco de contaminação.

    Fonte: http://www.brasileconomico.com.br/noticias/espuma-assassina-abate-frangos-doentes-em-sc_78471.html

    ResponderExcluir
  19. Só quero o frango na panela! Foda-se o resto!

    ResponderExcluir
  20. Não é só pra "salvar as pessoas" e sima s granjas alheias, se todas as aves forem contaminadas não vai mas a ver comércio com o Brasil de carne de frango, e pasmem bando de ingratos, o que mantém o PIB desse país é a agricultura e a pecuária, sem carne de frango sendo vendida para a Europa nós vamos é falir!

    ResponderExcluir
  21. Como já foi dito anteriormente, mas vou repetir!
    Os frangos que compramos no mercado, NÃO SÃO ABATIDOS DESSA FORMA!
    Cruel?
    Cruel é fazer com que alguma doença se espalhe e contamine outros inúmeros animais e outros seres humanos.

    Não queremos usar essa "máquina da morte", se você preferir, pode compara-la com uma bomba atômica! Só será usado em caso de extrema necessidade. Também temos uma máquina de destruição de massa de humanos, e essa também, foi testada em hiroshima, infelizmente.

    A indústria não é cruel! Cruel mesmo é a população humana que não para de crescer, já somos em 7 bilhões, você acha que há avicultura industrial por diversão ou por necessidade?

    Todos têm direito a pontos de vista diferentes, o que o seu texto conta é que essa espuma é uma técnica de abate, o QUE NÃO É!

    Você pode achar que é cruel, eu aceito, mas mais cruel ainda é deixar uma doença de alto risco "escapar".

    Qualquer dúvida que tiver sobre o assunto, eu ou qualquer outro profissional da produção animal podemos tirar para você. Inclusive, eu sou de Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  22. Para os que estão comentando,
    SINTAM-SE LIVRES PARA COMENTAREM O QUE QUISEREM, SEGUINDO LIVREMENTE OS ANSEIOS DE SEUS CORAÇÕES E MENTES.

    No entanto, eu peço apenas para não usarem palavras ofensivas, xingamentos e palavrões.
    Este é um blog de amigos e amigas que não costuma ser freqüentado com este tipo linguagem (basta ler o restante do blog). Este é um blog familiar...

    No mais, sejam bem-vindos ao Cosmos e Damião!

    ResponderExcluir
  23. Caro Luiz Silveira, com toda sinceridade, não concordo com seu posicionamento.
    Vamos lá. Eu disse "Esta foto aí de cima, tirada em Santa Catarina, representa mais uma novíssima invenção do sistema de exploração animal.
    Em 15 minutos, usando apenas espuma (aquela usada pra lavar carros), 15.000 aves são mortas por asfixia. Engenheiros, agrônomos e empresários assistem animados o sucesso da mais nova técnica.
    Isso não é normal! Isso não é saudável! Isso não é natural!
    Sem dúvida nenhuma, uma das faces mais perversas e doentias do sistema capitalista moderno é a (moderna) pecuária."

    Esta máquina não é uma máquina de matar aves?
    Não é uma tecnologia servindo à pecuária?
    Não foi vista como um avanço pelos pesquisadores e por tantas pessoas? (que inclusive estão comentando aí em cima)

    Luiz Silveira, eu disse outra coisa?
    Quem se alimenta de frangos não está promovendo este tipo de matança?
    Numa análise menos rasa, esta máquina não tem mesmo uma destinação comercial?
    Perceba que não critico esta máquina, eu critico a violência que ela representa, o horror que ela representa, o tipo de objeto que está sendo produzido pela inteligência humana.
    Eu critico um sistema de exploração que leva à morte 70 bilhões de animais terrestres por ano. Que, segundo cientistas, está quase nos levando a 4º maior extinção de espécies da história do planeta Terra devido à superpesca (estamos acabando com espécies inteiras de animais marinhos).
    Segundo a própria ONU, a pecuária moderna é um sistema que não poderá ser mantido por muitas décadas, por gerar pressão excessiva sobre o planeta.
    Enfim, com toda sinceridade do mundo, não acho que tenha omitido nenhuma informação, nem alterando a verdade dos fatos, até porque postei (na íntegra) seu próprio artigo, aí em cima, e um artigo científico sobre o assunto. Observe lá!

    No mais, grato pela participação!
    Volte sempre! :)

    ResponderExcluir
  24. Muito bom Rafael Figueiredo. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  25. Obrigado, Rafael. Embora não seja vegetariano, respeito todos os seus pontos de vista. Mas basta ver os comentários no blog e no Facebook para perceber que ele gerou, no mínimo, uma confusão. Muita gente entendeu tratar-se de um sistema de abate comercial e mostrou-se preocupada com a segurança alimentar desses frangos e com a crueldade desse sistema.
    É só ler os comentários para entender essa confusão, e acho que se você a esclarecesse seus argumentos ganhariam sustentação. Veja que a maior parte das pessoas está dando descrédito às suas opiniões pessoais por causa dessa confusão.
    Mas para além dessa confusão: ainda que a espuma fosse de uso comercial, será mesmo que ela seria mais "cruel" do que os métodos tradicionais de abate?

    ResponderExcluir
  26. E os pepinos inocentes contaminados que foram sacrificados, não é a mesma coisa ?

    http://noticias.r7.com/saude/noticias/alemanha-suspendera-alerta-pelo-consumo-de-pepino-alface-e-tomate-20110610.html

    Se for pensar assim, quem consome óleo de soja ou trigo está destruindo a mata nativa. Vamos comer viver de ar e luz...

    ResponderExcluir
  27. Concordo com o Samory Santos. Acho incrível como a prepotência de alguns em dizer que é simplesmente por questão de saúde pública... A mente humana está tão consumida pelo sistema, os olhos se cegaram, não conseguem perceber o princípio das coisas... Estes frangos não precisavam estar aí correndo o risco de uma contaminação em massa. Não é questão se o sacrifício dos pobres seres está sendo por abate ou por contaminação, é questão que morreram de forma não natural, de forma agressiva. Já passou da hora de perceber que tudo está ao inverso, que tudo está errado. E é triste perceber quantas pessoas nascem ignorantes e permanecem ignorantes (no sentido literal). E também é triste perder a esperança no ser humano, que poderia ser fantástico se não prevalecesse fosse sua mediocridade.
    Rafael Figueiredo, parabenizo vc e entendo seu posicionamento em relação a esta notícia.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  28. Tadinho do franguinho, vamos colocar um por um no colo, dizer que a vida vai ter fim e fazer um abate humanitario um por um, pega vc o frango doente no colo e faz isso... Insano é deixar o bicho morrer doente e contaminar os outros. Cresçamos: o abate acontece, a morte é horrível, hoje é quinta feira... Gente vamos deixar de lado essa besteira e viver a única vida que temos que é essa agora!

    ResponderExcluir
  29. Eu nao vou dizer aqui que concordo com o que fizeram, sendo motivo de saude publica ou nao. O que eu tenho a dizer eh que no Brasil, temos abatedouros e somente isso, os animais que sao sacrificados sao para o nosso alimento, lei da vida, o mais forte come o mais fraco. Eu moro nos Estados Unidos e aqui sim eu vejo coisas absurdas, a caca de veados, ursos, patos e outro animais, pelo simples prazer e adrenalina de ser o cacador (desculpem a falta de acentos, no computador que estou agora esta com a configuracao americana).
    "Ah, mas vamos todos ser vegetarianos!" ta, o Mundo todo vegetariano..uhum! E ai? Existe terra fertil pra produzir alimento pra 6bilhoes de pessoas? Existe algum lugar no Mundo com clima favoravel o ano inteiro para o cultivo e colheita? Fora que em MUITOS lugares sao utilizados de mao-de-obra escrava, infantil ou muito desvalorizada pra colher o que muita gente acha que e o correto!
    Sou contra o tanto de hormonios e sei la mais o que, que dao pros animais comerem e ficarem gordinhos e prontos pro abate mais rapido. Tenho medo do que isso pode me causar e causar futuramente aos meus filhos e netos. Agora, dizer que nao devemos comer carne porque eles sao uma vida, sao mortos inescrupulosamente pelos humanos? Digo mais uma vez, eh a Lei Natural da Vida..vai numa selva, o leao come o leopardo, que come o veado, e assim por diante! Isso acontece na selva, nos oceanos, no ar, com todos os animais..pq teimam em dizer que os humanos estao errados?!
    Respeito os vegetarianos, amo comer vegetais, mas acho que a carne branca, vermelha ou de peixe tambem sao muito importantes pro nosso organismo!

    ResponderExcluir
  30. o Rafael figueiredo se assustou com a espuma é por que ele nunca viu o rio de sangue que corre em um frigorifico onde milhares de bois são mortos por dia, e não se iludam pois os animais percebem quando vão ser sacrificados, enfim somos carnívoros e uma raça de guerra é só ler sobre os campos de concentração nazista , as técnicas para eliminar seres humanos , coitados dos animais. Mais não se preocupe daqui a uns 3000 anos talvez usaremos outras fonte de energia para alimentarmos.

    ResponderExcluir
  31. Este método "moderno" não para uso comestíveis e sim para combate a epidemias pode ser bom em certo sentido, todavia não confio nas pessoas e muito menos em cientistas e homens de negócios, em algum momento poderá ser usada para outros fins (comestíveis) Agora bem: repugna-me, as palavras queimam a garganta de tanta revolta querendo gritar para o mundo: Parem de comer animais cruelmente assassinados!. Estas aves da foto foram cobaias, estavam sadias e foram experimentadas. Ler texto:Estudo da eficácia de espuma para a depopulação de aves
    para situações de emergência sanitária
    Resumo
    São inúmeras as dificuldades observadas na depopulação de elevado número de aves e é importante proceder-se à
    depopulação no interior do próprio aviário por questões de biossegurança do homem em casos de emergência sanitária
    causada por doenças de aves de elevada transmissibilidade, como a influenza aviária e a doença de Newcastle. Construiuse o equipamento gerador de espuma para provocar a anóxia física em aves. Verificou-se a eficácia da espuma gerada
    através do uso de líquido detergente de alta expansão sobre o sacrifício de galinhas, avaliando-se os sinais sensoriais,
    tempo de morte, letalidade e lesões macro e microscópicas. Duzentas galinhas de postura com 78 semanas de idade
    foram divididas em dez grupos experimentais e submetidas a diferentes períodos de exposição à espuma, variando de
    5min30s a 8min15s . A partir de seis minutos de exposição à espuma 100% das aves foram mortas. A presença de bolhas
    de espuma na cavidade oral e traqueia foram constatadas em todos os períodos de exposição à espuma, indicando a
    ocorrência de asfixia física. Congestão nas mucosas da cavidade oral e traqueia foram também observadas em todos os
    períodos de exposição. No exame histopatológico dos pulmões de todas as aves, observou-se a presença de congestão
    e hemorragia difusa de moderada intensidade. Nenhuma alteração foi observada na traqueia das aves. A eficácia da
    espuma como método de depopulação de aves foi constatada neste trabalho, podendo ser recomendada diante da
    necessidade de atendimento a emergências sanitárias.
    http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/bjvras/v48n2/a08v48n2.pdf

    ResponderExcluir
  32. RAFAEL FIGUEIREDO, COM CERTEZA TU DEVES TER TOMADO A DOSE DA H1N1 CONHECIDA COMO VACINA CONTRA GRIPE SUÍNA QUE MATOU MILHARES DE PESSOAS NO MUNDO INTEIRO INCLUSIVE NO BRASIL E ISTO ACONTECEU PORQUE A DOENÇA SE DISSEMINOU MATOU MILHARES, MILHARES DE PESSOAS E ANIMAIS CONTAMINADOS DURANTE O RESTO DAS NOSSAS VIDAS TEREMOS QUE TOMAR ESTA VACINA!!!!NO CASO DO FRANGO A GRIPE AVIÁRIA TEM A MESMA VARIAÇAO DE MUTAÇAO DO VIRUS DA GRIPE SUÍNA EM CASO DE DOENÇA A EFICIÊNCIA DA MÁQUINA FARIA COM QUE A DOENÇA NAO SE DISSEMINASSE, ENFIM ESTE FOI SOMENTE UM TESTE NÃO É UMA PRÁTICA E SIM UM ARTIFÍCIO PARA USO EM UM CASO GRAVE DE DOENÇA PARA EVITAR QUE O RAFAEL UM DIA MORRA CONTRAINDO UM VÍRUS LETAL!!!ENTÃO POR FAVOR SOMENTE TU NÃO ESTÁ PERCEBENDO O ERRO COMETIDO AO FORNECER ESTA INFORMAÇAO ERRONEA!!!!MEU DEUS DO CÉU É UM ABSURDO OQ TU ESCREVESTE!

    ResponderExcluir
  33. VANESSA GELLERT, PESQUISE E INFORME-SE NÃO QUEIRA SER IGNORANTE NÃO SE USA HORMÔNIOS EM CRIAÇÃO DE AVES ESTAS AVES DE DESENVOLVIMENTO RÁPIDO FORAM SELECIONADAS ATRAVÉS DE UM PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO COM AVES DE MAIOR POTENCIAL. A RAÇA CRIADA É COMO A RAÇA DO BOVINO DE CORTE, DO OVINO, AS RAÇAS DE AVES CRIADAS SÃO AVES DE CORTE A RAÇÃO UTILIZADA SÃO RAÇÕES COM COMPLEXOS VITAMINICOS NECESSARIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO COMO A COMIDA QUE TU COME AI NA TUA CASA!PROCURA NO GOOGLE HORMONIOS NO ALIMENTO DE ANIMAIS OU DE FRANGOS DE CORTE E TU VAI VER INUMEROS ARTIGOS QUE IRAO TE INFORMAR SOBRE ESTE ABSURDO QUE FALASTE!

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Então vamos lá, vou citar a minha opnião expressamente baseada em cima do que ''eu acho''.
    Você disse que isso é uma crueldade com os animais, o fato é: matar um animal independente do modo ou da quantidade sucessivamente já se torna uma crueldade, nesse caso a industria esta matando 15 mil aves porque a uma DEMANDA pelas aves, ou seja, há um consumo estavél ou até maior do que o esperado pela empresa, então se estão matando 15mil aves para que sejam alimentadas pessoas, por exemplo 15 mil familias, isso não se TORNA uma crueldade jamais. Crueldade é ver 7 bilhões de pessoas no mundo aonde Mais de 10%, é isso aí MAIS de 10% das pessoas existente neles passam fome, ou seja, uma média de 700milhões de pessoas. Então vc acha que se essas pessoas tivessem uma unica chance de se alimentar e existisse 700milhões de frangos você alimentaria essas pessoas ou ficaria com dó de abater essas aves porque a humanidade está se afundando nas suas proprias idéias??
    Pois éh essas aves que estão ai foram criadas em cativeiro, não foram retiradas de alguma floresta e não são animais selvagens, e de maneira alguma está causando algum prejuízo contra a fauna, totalmente pelo contrario estão ajudando as pessoas a sobreviverem e o dom mais bonito que todos podem ter é o dom da VIDA.
    As aves nesse caso a galinha, o frango são animais modificados geneticamente para que o ciclo de desenvolvimento deles fossem menor e melhor, isso pode ser visto como uma indução ao capitalismo concerteza, nessa parte eu concordo mas enquanto os seres humanos criarem idéia que ajudem a humanidade e que causem o mínimo ou nenhum prejuízo possivel não vai ser visto como uma forma de falência.
    Se todos esses frangos que apareçe na imagen botassem 200 ovos por dia nos seus 6 meses de vida, que é o tempo mínimo para abate, daria um total de 3milhões de ovos, se cada um desses ovos gerasse uma novo frango quantos pessoas não poderiam ser alimentadas com elas?

    ResponderExcluir
  37. PARA QUE TODOS LEIAM E REFORMULEM SEUS PENSAMENTOS E CONCEITOS:
    A técnica acima foi desenvolvida para o sacrifício de aves enfermas, principalmente por influenza aviária (a gripe das aves), que pode, em determinados casos, ser transferida para humanos. Portanto visa proteger a saúde humana de eventual transmissão de vírus. Portanto as pessoas desavisadas esta tecnologia foi desenvolvida em países onde o bem-estar animal é assunto sério (Brasil inclusive) e o benefício é para o SER HUMANO.
    O restante é somente ilação sem sustentação técnica (vejam que as pessoas postadas fora do galpão estão com roupas de contenção biológica e esta avaliação foi acompanhada por vários auditores internacionais). Vamos ser mais responsáveis nesta rede.

    ResponderExcluir
  38. Vocês são todos vaquinhas de presépio, apoiando o que este cara escreveu, sem noção nenhuma do que se trata a foto. Um cara posta uma foto de galinhas sendo mortas com espuma, não explica o que é, simplesmente tratando o fato como uma matança.
    A "matança" foi um teste importantíssimo de uma nova técnica de m...atar, sim, matar aves com problemas sanitários (doenças transmissíveis ao homem). Este teste poderá salvar muitas vidas HUMANAS ao redor do mundo, impedindo que uma epidemia se espalhe.
    O que mais me choca é um monte de gente que ainda comenta a foto com um monte de bobagem....
    segue o post do cara:

    e o link que explica o teste: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/bjvras/v48n2/a08v48n2.pdf

    mauric:o)

    ResponderExcluir
  39. Este pobre coitado não pode ter um blog...
    Olha o que ele escreveu:
    "Não é uma tecnologia servindo à pecuária?"
    Pecuária é criação de GADO. Seu ignorante!
    Aves, é Avicultura.
    Por isso escreve tanta bobagem. Espero que os leitores deste blog nunca mais voltem para ler tanta besteira. A menos que este blog se torne um blog de comédia.

    mauric:o)

    ResponderExcluir
  40. Essa foto está sendo usada "errôneamente" de um caso em outro...
    Lembram da gripe do frango?
    Essa foto é parte de imagens q vimos no passado na TV q "não lembro" que país foi q os frangos confirmados com o virus foi abatido com espuma quimica, onde junto com o frango contaminado se exterminava "o vírus".

    ResponderExcluir
  41. Tá bom então!!! ESSA ESPUMA NÃO È PRA ABATE DE FRANGOS PRA ALIMENTAÇÃO E SIM PRA EVITAR A CONTAMINAÇÃO POR PATÓGENOS< Já fez um comentário errôneo na primeira frase!!!
    outra coisa..
    'Tentar alimentar 7 bilhões de animais humanos com a morte anual de 70 bilhões de animais não-humanos (apenas considerando os animais terrestres) é um comportamento estúpido, doentio e insustentável."
    Argumento totalmente insustentável... Como 7 bilhões de pessoas podem precisar de 70 bilhões de animais?/? da onde você tirou isso??? como vc fundar e analisar um dado dessa maneira? Não tem parâmetros...
    outra coisa também ´é que, hoje em dia, não se mata mais os "bixinhos" com faca na guela..
    as tecnologias são implantadas para os animais sofrerem menos na hora da morte... é comprovado cientificamente que além de provocar uma morte com menos sofrimento e trazer menos perdas para o produto de origem animal, é muito mais economicamente viável se buscar ao máximo o bem estar dos animais de produção...
    procurem no google os textos da Temple Grandin, do Koomaraie pra ver se oque estou dizendo é mentira...
    Além disso se vc é católico e acha que os 'bixinhos" de produção tem que viver livres na natureza Leia início de Gênesis e vc vai ver o que Deus criou quando fez o homem e a terra etc e tal..
    Me desculpem. Mas esse texto tem um argumento totalmente infundado e demagógico!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, não disse em momento algum que 7 bilhões de pessoas se alimentariam de 70bilhões de animais, releia o texto para uma melhor interpretação de sua resposta. Disse que 10% das pessoas passam fome. TOTAL de 10% de 7B= 700milhões. Esses dados estão registrado na Onu, http://www.onu.org.br/ verifique se quiser.
      Se você não soube interpretar a minha resposta eu vou te explicar: Não sou a favor do que o cara posto, pois eu tomei conheçimento da tecnica de sacrificio, ultilizei apenas a minha opnião para espressar que ''MESMO QUE FOSSE'' para um abate em massa para algum frigorífico seria ultil essa tecnica pois o frigorifico estaria com uma alta demanda de consumidores. E penso eu que caso você não seje vegetariano, ou esteje no 2º grau, deve pensar muito ao postar uma resposta,pois começa com uma critica e termina me apoiando. Aqui você pode errar mais na sua vida profissional um erro pode ser fatal. A biblia sagrada diz ( para quem é adpto ao cristianismo ) que os animais serviram ( após a expusão do jardim do édem por ter comido a ''maça'') de instrumento para expiação dos pecados e para o sustento do ser humano. Como eu disse, a não ser que você seje vegetariano ou nunca tenha provado algum tipo de carne, você esta sendo extremamento egoísta com aqueles que tem condições bem inferiores a sua, pois se eu tivesse a chance de abatar 1milhão de animais para saciar a fome de 1 milhão de pessoas, eu faria isso com o maior prazer. Não tome como uma ofensa esse comentario e sim como uma critica construtiva.

      Excluir
  42. AH outra coisa que esqueci..
    Saiu um artigo esses tempos atrás que diz que as plantas também tem sentimentos...
    procura os artigos do Cleve Backster

    ResponderExcluir
  43. Lí também agora o comentário do último anônimo...
    Pecuária não é so boi e vaca !!
    Pecuária é toda exploração com fins de produzir produtos da origem destes. vacas , suínos, aves, coelhos, caramujo , siri, escorpião...
    pelo menos talvez em um termo esse texto tá correto.. 65

    ResponderExcluir
  44. Também sou da zootecnia!!! e concordo com os comentários da Juliana Tomelin..
    Pois é cara.. antes de querer colocar argumentações. saiba realmente como os fatos ocorrem e por que ocorrem... abraços

    ResponderExcluir
  45. Perfeito o texto! Parabéns!
    Não tenho nem o que dizer a respeito de pessoas INFELIZES que entram na página dos outros pra criticar.
    CUIDADO, MUITO CUIDADE, QUERIDO, POIS EXISTE A LEI DO RETORNO E ESTA NÃO FALHA.
    FAÇA O MAL AQUI SEU IMBECIL, E PAGARÁ MAIS CEDO OU MAIS TARDE.
    Cada dia que passa odeio mais os humanos.

    ResponderExcluir
  46. Rafael,

    Muito bom seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  47. Oi, bom dia.

    Fiquei intrigada com este fato, é terrível! De onde você recolheu esta informação?

    ResponderExcluir
  48. O homem cria esses animais de forma errônea para o abate, mantendo-os cheios de hormônios, aglomerados e afins. Quando surge um vírus a culpa caí para o animal, como se ele se injetasse substâncias para os famigerados apreciarem sua própria carne.

    Depois de adquirirem a doença, provavelmente ocasiona pelo modo como são mantidos nesse "cativeiro" são simplesmente mortos com espuma química, entre outras coisas mais.

    Sabe o que eu mais desejo?? Que gripe de frango, boi, vaca, porco exterminem uma parte da humanidade, sem dó e nem piedade, como é feito com esses animais.

    ResponderExcluir
  49. Meu amigo... você diz que isso é em Santa Catarina... certamente sabe dizer onde e qual empresa é. Creio que você precise se informar, pois nenhuma empresa faz abate de aves desta forma, inclusive, todas as grandes empresas possuem códigos de BEM ESTAR ANIMAL, uma vez que o mercado externo não tolera abusos.

    Se você não entende como funciona o processo, se informe. Este local da sua fotografia é um AVIÁRIO e não um ABATEDOURO.

    Mas se você pensa mesmo que tem razão, denuncie e corra o risco de levar um processo por difamação.

    ResponderExcluir
  50. Impressionante mesmo...
    Impressionante como o sensacionalismo dá lugar à verdade.
    Vocês sabem o que é "emergência sanitária"?
    Pois é, essas aves estão contaminadas e são um risco à saúde. Um trabalho da USP foi publicado sobre isso. O título já é o bastante pra vocês, idiotas sensacionalistas que saem falando sem saber a verdade, aprenderem sobre o que se trata.
    http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/bjvras/v48n2/a08v48n2.pdf

    ResponderExcluir
  51. Acho toda discussão saudável, porém quando o bom nível se estabelece.O proprio mediador pediu educadamente que as pessoas mantivessem a cordialidade. Pude constatar que as palavras e pensamentos mais descontrolados, agressivos, violentos, enrraivecido, etc., vieram dos carnívoros. Será que é porque se alimentam de produtos em estado de decomposição, de sangue e oriundos do sofrimento? Não importa...

    Infelizmente pude perceber nos comentários que, além de muita agressividade e falta de sensibilidade, há uma falta de consistência e profundidade nas informações. Vi comentários sobre os hormônios, que não há condições da agricultura alimentar 7 bilhões de humanos,da lei do mais forte, etc. A gente precisa se informar melhor sobre esse e outros assuntos antes de sair "atirando a primeira pedra" nos outros e sair batendo no peito dizendo "a minha verdade é a correta".

    A minha questão é: Por que uma interpretação errônea sobre um artigo pode causar tanta agressividade e descortesia pela internet? Pessoas que nem se conhecem! Será que se este fórum fosse ao vivo, algumas pessoas já não teriam partido para a agressão física? Cito algumas palavras do mediador deste blog: "Observe com mais clareza e sinceridade seus próprios comportamentos. Você pede paz, justiça, honestidade. Clama por igualdade, pelo fim da violência e da exploração, mas será mesmo que você está agindo assim?"

    Finalizo deixando algumas dicas de vídeos interessantes para reflexão ao final deste post e despeço-me ao com algumas frases interessantestores.

    "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes."
    (Albert Schweitzer - Prêmio Nobel da Paz em 1952)


    "Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor.
    (Pythagoras)

    " Há muito de verdade no dito de que o homem se torna aquilo que come. Quanto mais grosseiro o alimento tanto mais grosseiro o corpo." (Ghandi)

    http://youtu.be/Zjz-H-cFs3g (Earthlings)
    http://youtu.be/IKIBmppiIvM
    http://youtu.be/kc60Hg7M394
    http://youtu.be/AM9G7RtXlFQ
    http://youtu.be/gkQN5gopWSU

    Abraços fraternais em todos.
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  52. Acho interessante como as pessoas que estão contra o seu texto ficam buscando argumentos para justificar o seu prazer de comer o churrasquinho, a picanha, a coxinha de galinha....não entendem que a questão transcende essa visão rasteira da "lei da natureza", que os bichos estão ai para serem comidos, como um leão caça uma gazela, etc.....a questão é muito maior, é bio-ética, é refletir a respeito do homem ter ou não o direito de sacrificar os outros seres em massa para sua alimentação, ou se o homem irá evoluir para níveis mais elevados de inteligência. Vejo que estamos muito longe disso, há muito gente que se revolta ao pensar em parar de comer carne, mas isso já é sabido como o primeiro estágio pelo qual passa a pessoa que nunca pensou na ideia de ser vegetariano. Ou seja, eles têm muito ainda para evoluir para formas mais harmônicas em sua relação com a natureza. A própria revolta e agressividade demonstrada nos textos acima revelam a personalidade de carnívoros estritos. Aliás não tenho dúvidas de que o mundo está se embrutecendo e ficando cada vez mais violento pelo excesso de consumo de carne. Parabéns, Rafael, pela sua visão e sua postura. Repito aqui as palavras do poeta Dante Allighieri: "Siga o teu caminho e deixe as pessoas falarem....".....

    ResponderExcluir
  53. isso me lembra...uma tal "camara de gas" lá em auschwitz!!!!

    ResponderExcluir
  54. oi dono do blog, independente de vc ter errado na reportagem o que importa é a intenção do que disse, que infelizmente muitas pessoas aqui estão longe de poder compreender isto, independente de ser abate ou não , oque importa é a crueldade como eles são tratados, que são um objeto de puro prazer da raça humana.
    Aos carniveros agressivos e ignorantes assistam este video, quem sabe voces mudam de opinião em relação ao respeito a todas as criaturas.



    http://www.youtube.com/watch?v=C3wOr-xPZyU&feature=related

    ResponderExcluir
  55. NÃO ENTENDI PQ MEU COMENTÁRIO FOI RETIRADO =/ MAS ENTENDO QUE O AUTOR DO BLOG PERCEBEU A BESTEIRA QUE FEZ NÉ...

    ANTES DE DIVULGAR, COMPARTILHAR ETC... PROCUREM A FONTE... POIS AO COMPARTILHAR VOCÊ TBM ESTÁ COMETENDO CRIME!!!

    O ARTIGO CIENTIFICO ORIGINAL!

    ISSO É UMA TECNICA PARA MATAR OS ANIMAIS DOENTES, PRINCIPALMENTE GRIPE AVIARIA, E UMA TECNICA MUITO BOA POIS MATA 1.000 AVES POR MINUTOS, OU SEJA 16,6 AVES POR SEGUNDO ENTÃO NÃO ACHO SER TÃO CRUEL ASSIM, ESSA "ESPUMA" SERVE PARA MATAR E ELIMINAR O VIRUS, O QUE PODERIA SALVAR BILHOES DE OUTRAS AVES, DE CRIAÇÃO OU NÃO, OU SEJA O SEU PIRIQUITO EM CASA PODERIA MORRER TBM CASO UMA DOENÇA PERDESSE O CONTROLE....

    MESMO QUE QUEIRA DESCORDAR DE UMA INFORMAÇÃO, COLOQUE A INFORMAÇÃO VERDADEIRA E DEPOIS FAÇA SUA COLOCAÇÃO!!!

    OS AUTORES DO ARTIGO JÁ FORAM INFORMADOS E SUGERI QUE PROCURASSE AS AUTORIDADES!!!

    AUTOR DO BLOG, SEJA HOMEM, NÃO DELETE MAIS MEUS COMENTÁRIOS!!! OU SERÁ QUE PERCEBEU QUE FEZ ALGO ERRADO?!?

    ResponderExcluir
  56. PROCUREM SE INFORMAR MELHOR E PAREM DE FICAR FALANDO MERDA !

    - > http://www.brasileconomico.com.br/noticias/espuma-assassina-abate-frangos-doentes-em-sc_78471.html

    ResponderExcluir
  57. O problema e' quando cegos ignorantes comecam a falar sobre assuntos dos quais eles nada entendem, como no caso do vegetarianismo, em que passam a escrever as asneiras que ouvem da televisao ou de outros iguais a eles, procedentes, direta ou indiretamente, da industria da carne e de todo o sistema em que vivemos. E' comum gente que e' ignorante em um determinado assunto querer expor suas idiotices, oh perdao, quis dizer "opinioes", sem antes procurar se informar corretamente. O pior cego e' aquele que nao quer ver. Essa e' a luta do prazer x o espiritual. Olhar com olhos diferentes, sair do sistema, incomoda, e' muito dificil, vai trazer muitos problemas. Claro que e' muito mais facil comer carne, o prazer da gula e' um dos maiores do mundo, entao muito melhor fechar os olhos e ate' "lutar" (mesmo que inconscientemente) para ignorar o sofrimento alheio, principalmente se esse sofrimento vier de outras especies. O antropocentrismo e o especismo estao presentes ha' muito tempo. Nao e' `a toa que o planeta se encontra nessa triste situacao. Viver uma batalha diaria contra a mesma especie manipulada pela "maquina que so' quer saber de fazer dinheiro" nao e' nada facil. Claro que estar sentado em uma poltrona, curtindo um mundinho imaginario e arrotando arrogancia e' o que faz da vida da maioria das pessoas "uma delicia". Nao fosse assim, nao seriamos "humanos".

    ResponderExcluir
  58. Parabéns pelo post.

    Independente do destino final dos animais mortos (se irão para o lixo ou para a mesa), essa "máquina" ou qualquer outra máquina de tortura e assassinato de animais humanos ou não, deveria ser um crime.

    "O holocausto não acabou!"

    Parabéns pelo blog!

    Valéria

    ResponderExcluir
  59. Querem resolver esse problema?
    Muito simples.
    Os principais organizadores desse modelo de negócios, no Brasil, são:
    Sadia
    Aurora
    Perdigão
    Seara

    ResponderExcluir
  60. Realmente as pessoas distorcem os fatos para beneficiar seu grupo ou sua ideologia.. Essa imagem e o trecho da materia foi tirada de uma noticia que também cita o seguinte trecho: "Mas ela só entrará em operação em caso de ocorrências sanitárias que exijam a rápida eliminação e desinfecção de aves, para evitar a disseminação de doenças."

    Você poderia então morrer tentando salvar aves doentes, porque de acordo com a noticia, "Até hoje, as indústrias e produtores precisariam realizar o abate manual das aves potencialmente infectadas, uma a uma, no caso da identificação de um foco de gripe aviária, por exemplo. Além de correrem risco de se infectar, as pessoas ainda poderiam transmitir a doença a outras aves.".
    Distorcer uma noticia dessa pra pregar que o homem é mal é ser muito ignorante mesmo.

    Arrume uma coisa melhor para fazer e cite suas fontes na proxima vez, provavelmente será menos criticado.
    FONTE: http://www.brasileconomico.com.br/noticias/espuma-assassina-abate-frangos-doentes-em-sc_78471.html

    ResponderExcluir
  61. Engraçado como o fim justifica os meios.... Tudo bem matar os animais desse jeito já que é para saúde pública e não para consumo. Claro isso faz toda a diferença para os animais abatidos!!!! A verdade é que o ser humano é predador.. um dos piores!!!! A verdade é que o ser humano dilui sua culpa com muitas e muitas explicações bem criativas para os seus atos.
    O que eu vejo neste artigo e entendo o lado de quem o escreveu é a falta de respeito pela vida animal. Não serve para dar lucro... abate!!! Serve para dar lucro.. abate da forma mais barata e prática!! Dane-se os animais, afinal de contas são só animais não é mesmo!? E daí que sentem medo ou dor?

    90% dos comentários se desviaram do verdadeiro foco.. os animais...
    Incrível como a mente humana trabalha ...e como o coração supostamente humano se omite...

    ResponderExcluir
  62. Eu não esse Anônimo aí, sou a Miriam. Eu creio que um pouco de respeito faz bem a todos.......é vegetariano quem quer, pelos motivos que quiser, os que comem carnes, que comam, não está proibido.......agora, ficar ridicularizando é muito estúpido, como o Sr.
    Anônimo que falou suas verdades de maneira tosca e impossitiva.
    A espuma é para matar os frangos doentes? Parece que sim.....que morte horrível, aliás a morte é sempre muito feia.....agora os frangos doentes, gripe aviária etc, provêm do confinamento e sistema opressivo e desumano que é imposto às aves para criação em massa....impelidos os criadores pela ganância que provêm do consumo. Acredito que uma mudanza para padrões mais decentes só virá com o tempo....estamos em época de transição, de quebra de paradigmas, as coisas não mudam de um dia para outro.....a quantidade de vegetarianos vêm crescendo e tomando força para fazer uma reviravolta pacífica nos padrões de consumo....afinal este mundo é movimentado pelo DINHEIRO...não é?

    ResponderExcluir
  63. vejam isso http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/bjvras/v48n2/a08v48n2.pdf

    ResponderExcluir
  64. Eu gostaria de saber quais das pessoas que escreveram aqui se deram ao trabalho de ler o texto inteiro e os comentários anteriores antes de saírem atirando para todos os lados, encontrando "omissões de infomação" e "falhas"... Então só porque a matança não é para abate fica tudo certo ? É interessante ver que a maioria das pessoas não está interessada em sequer rever seus conceitos e pensar no meio ambiente, ou no planeta, já que a vida dos bichos não lhes interessa mesmo. Talvez esses aí que tanto criticaram pudessem dar uma pesquisada para tentar descobrir o quanto custa ao meio ambiente sustentar a sua carne no prato. Não, não precisam se tornar vegetarianos... mas ao menos estariam cientes de sua parte da responsabilidade.

    ResponderExcluir
  65. Coma, coma, coma mais, mais, mais. Mais carne, proteínas, mais, coma mais. É isso que as universaidades andam formando, estomagos pensantes e cerebros emocionais, sem nenhuma consciencia do que comem, da quantidade que comem, por que comem e o que comem. Dor, sofrimento, medicamentos, venenos, doenças é isso que comem. A maquina é para abate ou é para saúde pública. Que saúde ? é para a doença publica. Talvez no dia que pararem de comer livros e artigos cientificos e começarem a se alimentar da verdadeira ciência , talvez começem a pensar !!!

    ResponderExcluir
  66. NOSSA, NOSSA !!...QUE LEGAL !!

    ESSE ASSUNTO É QUENTE MESMO
    (O SANGUE É QUENTE !!)



    VIVEMOS NO MUNDO DOS TAPA-BURACOS

    O mundo de hoje se assemelha a uma barragem que está enchendo demais e começa a se desmoronar.
    Matar aves e outros animais quase que instantaneamente é mais um TAPA BURACO.
    Olhar apenas a ação de tapar um buraco para tentar salvar algo ou alguém, é louvável, assim como pode ser louvável a ação dos policiais, dos juízes, dos fiscais, dos controladores, das leis, dos justiceiros, etc..., etc...SÃO TODAS AÇÕES "TAPA-BURACOS" !!

    A civilização está às portas do seu desmoronamento e ainda estamos discutindo "a cor da bezerra", ou de que forma morreu a bezerra !!
    A maior parte das ações humanas atuais são apenas operações TAPA-BURACO !!
    Há rombos, trincas e buracos para todos os lados. Tapa-se aqui, estoura-se outra frincha de água a vazar ali....E A BARRAGEM SÓ VAI ENCHENDO MAIS !!

    Se até o século XX os humanos foram criadores-predadores por força do impulso selvagem de sobrevivência, hoje temos a opção de deixarmos de predar, atendendo a um impulso extra-humano de identificação e defesa de outros seres vivos, especialmente os animais e as aves.

    MATAR ANIMAIS QUE COLOCAM EM RISCO A VIDA HUMANA É UM BELO "TAPA-BURACO"....
    Que buraco ?....O BURACO DA COVARDIA DE CRIAR ANIMAIS, MUITAS VEZES ACARICIADOS, E DEPOIS COMÊ-LOS.

    Os buracos andam a estourarem para todos os lados, destruindo as esperanças de muitos na salvação de seres, inclusive dos humanos.
    Outros ainda se fiam na TÉCNICA DE IMPACTAÇÃO DE OPINIÕES (parabéns ao blogueiro e ao contestador anônimo). Por isso salientei, com todo o respeito a quem come carnes - sim, pois a maioria não estão conscientes - QUE CRIAR ANIMAIS E DEPOIS COMÊ-LOS É UMA COVARDIA.

    NÃO ADIANTA TAPAR BURACOS. Precisamos, mesmo, é diminuir o volume de água que entra na represa :
    -Freiar o desenvolvimento econômico.
    -Acelerar a justiça animal e a social-humana(!!)
    -Salvar a nossa oca, o planeta.

    Agora, se alguém quiser ver a barragem desmoronar de vez, basta continuar seguindo este modelo suicida de civilização !!

    QUE NINGUÉM MORRA AFOGADO !!

    Abraços a todos,

    Luiz
    No Gooogle : Ambiente Ecológico - blog

    ResponderExcluir
  67. Vocês estão fazendo isso errados.
    Leiam: "A vida secreta das plantas" - Peter Tompkins e Christopher Bird

    ResponderExcluir
  68. Pra que isso?
    Não sou vegetariana mas respeito os que são. Não sei o porquê mas de uns tempos pra cá os vegetarianos estão atacando os que não têm a mesma dieta deles, estamos até sendo taxados de carnívoros..
    Parem, sejam vegetarianos mas não precisa ficar nessa apelação onde 99,9% das informações são errôneas e mentirosas.

    ResponderExcluir
  69. Certo é expor a todos a zoonoses, nosso sistema de saúde é excelente, não há nenhum problema em pessoas adoecerem...

    Num País como nosso onde há gente morrendo por dengue, o que aconteceria se não houvesse um controle dessas epidemias??

    ResponderExcluir
  70. Nota de esclarecimento postada aqui: http://cosmosedamiao.blogspot.com/2011/12/nota-de-esclarecimento-sobre-cronica-de.html

    Por favor, comentem nesta postagem de cima (senão este comentário vai subir e ninguém vai ler o que escrevi uma nota de esclarecimento).

    ResponderExcluir
  71. ola Rafael Figueiredo!

    sou Fernando Mulera vegano(Luiz Fernando Silva)
    ajudei a divulgar esse texto esselente que você produziu. acabei postando no face também como eu tinha alguns amigos de outros países acabou que foi se difundindo cada vez mas espero que eu não tenha ocasionado nenhuma atitude que vc não tenha gostado.
    estamos juntos na luta pela libertação dos animais.
    abraço.
    Luiz Fernando Silva

    ResponderExcluir
  72. A LÓGICA É A SEGUINTE: Se não existissem criadouros gigantescos para o abate, não existiriam as doenças que se proliferam neste meio!

    ResponderExcluir